X

Cotidiano

Presidentes ucraniano e russo acertam cessar-fogo

De acordo com comunicado divulgado no portal oficial da Presidência ucraniana, foi “alcançado um entendimento sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”

Publicado em 03/09/2014 às 12:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acertaram hoje (3) um cessar-fogo permanente no Leste da Ucrânia, anunciou o presidente Petro Poroshenko, após conversa com Vladimir Putin.

“O presidente ucraniano discutiu com o presidente russo um cessar-fogo total (...). Eles acordaram um cessar-fogo em Donbass", área de minas no Leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm atuado os separatistas.

De acordo com comunicado divulgado no portal oficial da Presidência ucraniana, foi “alcançado um entendimento sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”.

Momentos antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que os dois presidentes tinham trocado opiniões sobre o que fazer, “em primeiro lugar, para acabar, o quanto antes, com o derramamento de sangue”.

Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acertaram hoje (3) um cessar-fogo permanente no Leste da Ucrânia (Foto: Sergei Gritts/Associated Press/Estadão Conteúdo)

Peskov garantiu que os dois presidentes partilhavam, “em grande medida”, os pontos de vista para sair da “grave situação”.

O anúncio do cessar-fogo ocorreu paralelamente a uma operação bem-sucedida das milícias pró-russas no Leste da Ucrânia e que, em pouco mais de uma semana, conseguiu recuperar dezenas de localidades que estavam sob controle de Kiev.

O acordo surgiu na véspera de a União Europeia aprovar mais sanções contra a Rússia devido à sua intervenção na Ucrânia.

Após o comunicado de Kiev, a bolsa de Moscou reagiu imediatamente e registrou alta de 4,5% no seu índice de referência, o RTS, enquanto o rublo, que tinha chegado a mínimos históricos esta semana, valorizou em relação às principais moedas internacionais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter