X

Cotidiano

Presidente da CDHU alinha implantação do Vida Digna com prefeituras da Baixada

Em visita às cidades que fazem parte do programa de remoção de palafitas, Silvio Vasconcellos estabelece sincronia nas ações entre a companhia e as áreas técnicas municipais

Da Reportagem

Publicado em 30/08/2021 às 12:41

Atualizado em 30/08/2021 às 12:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O programa prevê a construção de um empreendimento com 800 moradias em Cubatão / Divulgação

O presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Silvio Vasconcellos, visitou as cidades da Baixada Santista - Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente - que fazem parte do Programa Vida Digna, destinado a reassentar famílias que hoje vivem em situação de extrema vulnerabilidade em palafitas e áreas inundáveis. Com investimento de aproximadamente R$ 600 milhões do governo paulista, o projeto é realizado em parceria com as prefeituras e inclui a construção de 11 empreendimentos habitacionais nestes cinco municípios.

Acompanhado pela equipe técnica da CDHU, empresa vinculada à secretaria de Estado da Habitação, Silvio Vasconcelos manteve encontros com os representantes municipais destas cidades para alinhar a implantação do projeto.

"Trata-se de um dos mais ambiciosos programas socioambientais da companhia. Nesta primeira fase, irá proporcionar dignidade e qualidade de vida a aproximadamente 2,8 mil famílias que deixarão suas moradias precárias em áreas de mangue para ocuparem novas unidades habitacionais com toda infraestrutura de segurança e lazer", afirmou. "Por essa razão, é muito importante que as áreas sociais, de planejamento e de obras da CDHU estejam, como estão, em perfeita sincronia com as equipes municipais para a implantação e desenvolvimento das ações em campo conforme o cronograma estabelecido", completou.

O secretário estadual da Habitação, Flavio Amary, destacou a importância social do Vida Digna. "O principal objetivo é resgatar a dignidade desses moradores que hoje vivem em situação degradante nessas áreas. A palafita, onde muitas famílias são obrigadas a viver, é o último degrau da sub-habitação. Vamos oferecer a essas famílias a possibilidade de viver em condições de salubridade e segurança resgatando-as da realidade que hoje elas enfrentam", explicou.

O programa prevê a construção de um empreendimento com 800 moradias em Cubatão, outros dois com capacidade total para 580 famílias em Guarujá e mais três conjuntos habitacionais para 100 famílias em Praia Grande. Em Santos, o Governo de SP vai reassentar 990 famílias em três empreendimentos e em São Vicente serão erguidas 300 moradias em dois endereços diferentes. O projeto também inclui recuperação socioambiental das áreas desocupadas e sua preservação para evitar novas invasões.

Nas reuniões em que estabeleceu a pactuação com as prefeituras, o presidente da CDHU confirmou a proposta de pagamento de auxílio moradia para as famílias removidas das palafitas até a transferência definitiva às suas novas moradias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter