Cotidiano
Depois de dias de sol escaldante, o tempo vai virar em São Paulo e Minas Gerais: a chegada de uma frente fria promete chuva, vento e queda nas temperaturas até o fim da semana
Chuva forte deve atingir o litoral de SP e toda a região Sudeste neste fim de semana / Valter Campanato/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O calor intenso e o ar seco que dominaram o Sudeste nos últimos dias estão com os dias contados. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria acompanhada de um corredor de umidade deve atingir a região entre quinta (13) e sexta-feira (14), provocando chuvas mais fortes, trovoadas e mudança brusca no clima.
Os acumulados podem chegar a 50 mm em áreas do sul e litoral de São Paulo, com queda de até 10 °C nas temperaturas em comparação ao início da semana.
Continua depois da publicidade
Até lá, o sol segue predominando em grande parte da região. Em São Paulo, o interior e o Vale do Paraíba terão máximas de 35 °C, enquanto Minas Gerais enfrenta umidade relativa do ar entre 30% e 40% — nível que exige atenção com a saúde e aumenta o risco de queimadas.
O Rio de Janeiro e o Espírito Santo também permanecem com calor acima da média e chuvas isoladas apenas em áreas serranas.
Continua depois da publicidade
Veja também: Rios voadores colocam cidade do litoral de SP na rota dos temporais
Na sexta-feira (14), a frente fria avança pelo litoral paulista e traz chuvas entre 20 mm e 50 mm, rajadas de vento e temperaturas em queda. A mudança será sentida especialmente na Baixada Santista, Grande São Paulo e Vale do Ribeira.
Em Minas Gerais, há previsão de pancadas rápidas e isoladas no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata, enquanto o Rio de Janeiro pode registrar instabilidades no fim de semana, sem grandes acumulados.
Continua depois da publicidade
Enquanto a chuva não chega, o Inmet alerta: a baixa umidade continua sendo um risco, especialmente no interior paulista e no norte de Minas.
Veja também: Defesa Civil emite alerta severo para temporais e ventos fortes no estado de SP
A população deve redobrar a hidratação, evitar esforço físico sob o sol forte e manter atenção com crianças e idosos.
Continua depois da publicidade
A mudança também será sentida nos termômetros: em São Paulo, as máximas devem cair de 35 °C para 24 °C entre quinta e sábado, e nas serras mineiras, as mínimas podem chegar a 14 °C.