Prêmio 'Educador em Destaque 2014' de Guarujá acontece nesta sexta-feira (27)

Cerimônia anual da Secretaria de Educação reunirá no evento, projetos educacionais de Escolas e CAECs da rede municipal inscritos no último ano

Comentar
Compartilhar
25 FEV 201513h45

O “Oscar” da Educação de Guarujá já tem data para acontecer. Nesta sexta-feira (27), às 20 horas, será realizada a terceira edição do Prêmio “Educador em Destaque”, que concebe a educadores da rede municipal, o reconhecimento por seus trabalhos, por meio de projetos inscritos no ano de 2014. O evento, que terá a temática da maior cerimônia do cinema, acontecerá no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Stefano, 1001 – Enseada). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Planeta Educação.

O Prêmio contou com mais de 300 projetos de escolas municipais e Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) inscritos no último ano. Desses, 50 foram selecionados como as melhores propostas pelos educadores, sob a avaliação da comissão julgadora da Planeta. Está no critério de avaliação: coerência entre os objetivos e os resultados; existência de vínculos efetivos entre professor e aluno, como instrumento facilitador da aprendizagem; presença de texto narrativo; coerência e coesão.

Mais de 300 projetos foram inscritos na 3ª edição do Educador em Destaque (Foto: Pedro Rezende/PMG)

“A cada ano mais professores encaminham seus projetos. Só nesta edição, tivemos mais de 300 inscrições. Sinto-me satisfeita com o resultado alcançado, o que demonstra que o Prêmio Educador em Destaque se consolidou como uma ferramenta de valorização do professor, uma ação concreta e que contribui ainda mais para a melhoria da educação municipal”, destaca a Secretária de Educação de Guarujá, Conselheira Estadual da Educação e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Sudeste, Priscilla Maria Bonini Ribeiro.

Para Priscilla, o principal intuito do Prêmio é valorizar o educador e, ao mesmo tempo, divulgar práticas inovadoras de aprendizagem na Cidade. “São projetos que oferecem resultados comprovados no processo de ensino e aprendizagem. Nossos alunos e comunidade só tem a ganhar”, afirma.

Neste ano, a cerimônia reunirá 10 projetos, que na ocasião concorrem pelos prêmios de primeiro, segundo e terceiro colocados. Os prêmios serão divulgados na cerimônia.

“Como professora da rede durante muitos anos, na luta diária de educar, sentimos a necessidade de melhor valorizar o educador. Não poderia deixar de concretizar o tão sonhado Plano de Carreira do Magistério”, lembrou a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito.

Anotnieta afirma que o Prêmio é uma ação complementar ao plano de carreira e que destaca os educadores da Rede. “São profissionais que têm a grande responsabilidade de fazer com que tenhamos alunos sujeitos da sua própria história e que construam uma sociedade com valores diferentes”, conclui.

Para depois do evento, será entregue para as escolas um livro de relatos dos profissionais envolvidos em todos os projetos inscritos no Prêmio de 2014. O livro trata de mostrar a elaboração e prática dos projetos concorrentes desta edição.