X

Cotidiano

Premiê israelense volta atrás a respeito de criação de Estado palestinos

Em entrevista à emissora de televisão MSNBC nesta quinta-feira, ele disse que permanece comprometido com a criação do Estado palestino se as condições na região melhorarem

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/03/2015 às 15:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apenas dois dias após vencer a eleição em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu parece ter voltado atrás da declaração que fez no dia do pleito, quando afirmou que enquanto estivesse no poder o Estado palestino não seria criado.

Em entrevista à emissora de televisão MSNBC nesta quinta-feira, ele disse que permanece comprometido com a criação do Estado palestino se as condições na região melhorarem. "Eu não mudei minha política", afirmou ele.

À Fox News, ele afirmou que acredita que o Estado palestino pode existir se for desmilitarizado e reconhecer Israel como Estado judeu. Mas afirmou que não poderia apoiar tal Estado atualmente por causa da ameaça de que o Estado Islâmico e outros grupos militantes apoiados pelo Irã possam conquistar o território.

Nos últimos dias da campanha, Netanyahu disse que não concordaria com o estabelecimento de um Estado palestino no clima atual das circunstâncias, afirmação que atraiu fortes críticas de Washington. A solução de dois Estados é um importante objetivo da política externa norte-americana.

Netanyahu disse acreditar que Israel não pode devolver terras tomadas dos palestinos porque elas serão retomadas por extremistas islâmicos, mas disse que pode apoiar a independência palestinas se as circunstâncias forem alteradas.

Autoridade Palestina

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse estar "extremamente preocupado" com o resultado da eleição israelense e acredita que a solução de dois Estados já não é possível sob o governo de Netanyahu.

As declarações, divulgadas pelo gabinete do presidente nesta quinta-feira, são as primeiras de Abbas desde que Netanyahu venceu o pleito, dois dias atrás. Antes do fechamento das urnas, o premiê prometeu que o Estado palestino não seria estabelecido enquanto ele estiver no poder.

"Se o que Netanyahu disse é verdade, então todo o projeto da solução de dois Estados torna-se inviável, impossível", disse Abbas. "Estamos extremamente preocupados com o resultado da eleição israelense."

Apesar disso, Abbas disse que continuará a trabalhar com o governo israelense.

Na quarta-feira, a Casa Branca disse que iria "reavaliar" sua política de paz para o Oriente Médio após a reeleição de Netanyahu.

Cooperação na área de segurança pode estar ameaçada

O negociador-chefe palestino Saeb Erekat afirmou que a cooperação na área de segurança com Isael pode ser encerrada. O objetivo do acordo é conter a violência e é uma das últimas áreas de cooperação remanescente entre os dois lados, após anos de esforços de paz fracassados. As recentes declarações de Netanyahu sobre a criação do Estado palestino só pioraram as coisas.

Erekat disse aos jornalistas nesta quinta-feira que os palestinos já estão trabalhando em planos para interromper a cooperação na área de segurança. Ele recusou-se, porém, a dizer quando a medida será tomada. "Eu posso garantir que algo irá acontecer", afirmou ele.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter