X

Cotidiano

Premiê da Tunísia demite 6 comandantes da área de segurança após ataque

A reformulação na segurança do país foi anunciada no mesmo dia em que as autoridades anunciaram que procuram um terceiro atirador que, acreditam, está envolvido no ataque ao Museu Nacional do Bardo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/03/2015 às 14:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro-ministro da Tunísia Habib Essid demitiu nesta segunda-feira seis altos comandantes da polícia - dentre eles o chefe da polícia turística -, em resposta ao que chamou de deslizes que contribuíram para um ataque que matou 20 turistas estrangeiros e um policial num popular museu do país na semana passada.

A reformulação na segurança do país foi anunciada no mesmo dia em que as autoridades anunciaram que procuram um terceiro atirador que, acreditam, está envolvido no ataque ao Museu Nacional do Bardo, ocorrido na quarta-feira. Dois homens armados foram mortos por uma unidade de contraterrorismo que respondeu ao incidente, que foi o pior ataque terrorista contra civis da história recente do país.

Essid demitiu os seis comandantes após encontrar deficiências de segurança na área ao redor do museu. Ele não revelou quais eram os problemas. Autoridades de segurança acreditam o alvo original fosse a Assembleia Nacional, que fica perto do Museu, disse conselheiro do presidente Beji Caid Essebsi.

Klibi também confirmou declarações feitas por Essebsi a meios de comunicação franceses no domingo, de que a polícia procura um terceiro atirador. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque e um grupo local menor, ligado à Al-Qaeda, elogiou a ação.

Após quase uma semana de confusões sobre as identidades das vítimas, autoridades de segurança tunisianas emitiram um relatório final no domingo. Vinte turistas estrangeiros de países como Japão, Itália, Espanha e Polônia foram mortos além de um policial tunisiano que estava de folga, mas foi até o local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter