X

Cotidiano

Prefeitura receberá multa por falta de água em Itu

A população recebe água em dias alternados, mas moradores reclamam que chegam a ficar dez dias sem abastecimento

Publicado em 09/09/2014 às 14:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeitura de Itu, região de Sorocaba, será multada em R$ 200 por domicílio se deixar moradia ou estabelecimento comercial sem água por mais de 48 horas na cidade. A decisão da Justiça, dada em ação do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, está em vigor desde segunda-feira, 8, quando o município foi notificado. A prefeitura informou que vai entrar com recurso.

A cidade está em regime de racionamento drástico desde o início de fevereiro. A seca reduziu a 4% o nível dos reservatórios e a empresa Águas de Itu está sendo obrigada a comprar três milhões de litros por dia para injetar no sistema de distribuição. A população recebe água em dias alternados, mas moradores reclamam que chegam a ficar dez dias sem abastecimento.

Conforme a sentença, o usuário prejudicado terá de informar a concessionária da falta de água e, não sendo atendido de imediato, denunciar ao MP local para a aplicação da multa. Os recursos arrecadados serão destinados a um fundo de direitos coletivos mantido pelo Judiciário.

A prefeitura informou que acompanha a distribuição de água e determinou o atendimento com caminhões-pipa em casos pontuais. Desde a manhã de segunda-feira, houve 36 reclamações por falta de água e todas foram atendidas, segundo o município. Por decreto, a prefeitura autorizou a captação em poços e represas particulares. A concessionária vai construir uma adutora para captar 280 litros por segundo nos ribeirões Mombaça e Pau D'Alho. Os tubos que serão usados na adução da água já foram entregues.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter