X

Cotidiano

Prefeitura receberá multa por falta de água em Itu

A população recebe água em dias alternados, mas moradores reclamam que chegam a ficar dez dias sem abastecimento

Publicado em 09/09/2014 às 14:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeitura de Itu, região de Sorocaba, será multada em R$ 200 por domicílio se deixar moradia ou estabelecimento comercial sem água por mais de 48 horas na cidade. A decisão da Justiça, dada em ação do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, está em vigor desde segunda-feira, 8, quando o município foi notificado. A prefeitura informou que vai entrar com recurso.

A cidade está em regime de racionamento drástico desde o início de fevereiro. A seca reduziu a 4% o nível dos reservatórios e a empresa Águas de Itu está sendo obrigada a comprar três milhões de litros por dia para injetar no sistema de distribuição. A população recebe água em dias alternados, mas moradores reclamam que chegam a ficar dez dias sem abastecimento.

Conforme a sentença, o usuário prejudicado terá de informar a concessionária da falta de água e, não sendo atendido de imediato, denunciar ao MP local para a aplicação da multa. Os recursos arrecadados serão destinados a um fundo de direitos coletivos mantido pelo Judiciário.

A prefeitura informou que acompanha a distribuição de água e determinou o atendimento com caminhões-pipa em casos pontuais. Desde a manhã de segunda-feira, houve 36 reclamações por falta de água e todas foram atendidas, segundo o município. Por decreto, a prefeitura autorizou a captação em poços e represas particulares. A concessionária vai construir uma adutora para captar 280 litros por segundo nos ribeirões Mombaça e Pau D'Alho. Os tubos que serão usados na adução da água já foram entregues.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Operação Muditia

Ricardo Queixão chora e admite recebimento de pix mensais em depoimento

Vereador de Cubatão foi preso no último dia 16 por possível envolvimento com fraudes ligadas ao PCC

Bertioga

Após um mês, GCM tem mais guardas e garante segurança em Bertioga

Cidade tem maior efetivo por habitante de toda a região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter