Cotidiano

Prefeitura multa Sabesp por esgoto a céu aberto correndo direto para a praia no litoral

Uma cena desagradável marcou o primeiro dia do ano em Peruíbe, onde um comerciante filmou água de esgoto correndo a céu aberto e desaguando diretamente no mar

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 02/01/2026 às 15:45

Atualizado em 02/01/2026 às 16:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Prefeitura de Peruíbe foi procurada e informou que multou a Sabesp e segue acompanhando o problema de perto

Continua depois da publicidade

Uma cena desagradável marcou o primeiro dia do ano em Peruíbe, nas proximidades da Praia das Ruínas. No local, o comerciante Roberto Cesar filmou água de esgoto correndo a céu aberto e desaguando diretamente no mar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo ele, o cheiro era insuportável e o aspecto da água, assustador. No vídeo gravado na manhã do dia 2 de janeiro, por volta das 6h40, o comerciante relata a situação:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Em 2026, a conta de água da Sabesp tem novo valor; saiba quanto você vai pagar

• Calor extremo pode causar falta d'água em Santos e São Vicente; Sabesp alerta

• Bertioga tem falta de água e Sabesp prevê normalização apenas nesta quarta (31)

"Bom dia. Agora, 2 de janeiro, 6h40 da manhã, e a Sabesp jogando a fossa no mar. É muita fossa, muito lodo, cocô, tem de tudo aqui. O cheiro é absurdo. Olha: jogando esgoto no mar. Desde ontem está jogando esgoto no mar. Já são mais de 12 horas dessa vergonha aqui. Olha, coitado do nosso mar. Começou bem o ano com a Sabesp".

Assista ao vídeo:

Vale lembrar que a Sabesp foi privatizada durante o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em julho de 2024, quando o controle da companhia de saneamento básico foi transferido para a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Apesar do objetivo anunciado de atrair investimentos para universalizar o saneamento até 2029 e da promessa de tarifas mais baixas, as contas de água ficaram mais caras a partir de 1º de janeiro de 2026.

O reajuste de 6,11% nas contas de água da Sabesp em São Paulo passou a valer nesta quinta-feira (1º). Segundo a gestão do governador Tarcísio de Freitas, o aumento equivale à correção da inflação acumulada nos últimos 16 meses, período adotado como referência desde a privatização da empresa.

Respostas

Procurada, a Sabesp informa que, assim que houve a ocorrência, uma equipe realizou em caráter emergencial a manutenção necessária para regularizar o funcionamento do sistema de esgoto nesta região de Peruíbe, solucionando a situação. Os trabalhos foram finalizados com a limpeza e desinfecção da área.

Continua depois da publicidade

 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software