Prefeitura inicia série de intervenções para minimizar alagamentos na Vila Edna

O Município adota uma série de medidas que facilitação o escoamento das águas das chuvas, além de possibilitar a limpeza do canal da Avenida Raphael Vitiello

Comentar
Compartilhar
25 FEV 201513h48

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população dos bairros da Vila Zilda e Vila Edna, a Prefeitura de Guarujá, iniciou no último dia 12 de fevereiro, uma série de ações que minimizarão em curto prazo os problemas de infraestrutura das comunidades que margeiam a Avenida Prefeito Raphael Vitiello.

Na segunda-feira (23), os profissionais do Centro de Apoio Operacional Morrinhos começaram a implantar no canal da antiga Avenida Brasil, próximo à antiga sede da Regional, cerca de 90 metros de tubulação com um metro de diâmetro, que facilitará o escoamento das águas pluviais. Além disso, os profissionais removerão a cobertura existente sobre o canal no trecho entre a antiga Regional e o campo do Vila Edna, também para a implantação de tubulação. Esta intervenção permitirá e facilitará a limpeza.

Ainda na segunda (23), também foram iniciadas pelos trabalhadores da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) a limpeza e recuperação de caixas na Avenida Prefeito Raphael Vitiello, em seu trecho entre o Parque da Montanha e a Rua São Pedro, e serão executadas melhorias na área em frente a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Vila Edna e a creche do bairro, com acabamento em material granular

O Município adota uma série de medidas que facilitação o escoamento das águas das chuvas, além de possibilitar a limpeza do canal da Avenida Raphael Vitiello (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Vale lembrar que tão logo este trabalho seja finalizado, o Município irá utilizar neste mesmo trecho da Avenida a tecnologia de um caminhão reciclador, de origem italiana, e que combina o poder do hidrojato sugador com um sistema de reciclagem contínuo de água para desobstruir onde for possível e limpar a rede de drenagem.

É importante ressaltar também que, após a limpeza da tubulação deste trecho da antiga Avenida Brasil, serão retomadas as obras para a implantação de nova rede de drenagem entre o Conjunto Parque da Montanha e a Usafa Vila Edna.

Esta intervenção prevê a implantação de pouco mais 800 metros de tubos com 80 centímetros de diâmetro, que receberão as águas pluviais das redes já existentes nas ruas do bairro e, com isso, a Prefeitura esperar minimizar os problemas de enchentes existentes.

Técnicos da Seurb também preveem a concretagem da travessia sobre o canal da Avenida Antenor Pimentel, medida que possibilitará a criação de uma passagem para os ônibus, e, a posterior implantação de um novo ponto final na região. Este novo equipamento público oferecerá mais conforto aos usuários de transporte coletivo, uma vez que ele não estará localizado em meio à avenida de grande movimento, possuirá bancos e abrigo para proteger da chuva.

Além disso, esta intervenção permitirá que o Município realize as alterações necessárias no trajeto das linhas que atendem a Vila Edna. A ação oferecerá a possibilidade dos usuários pegarem um micro-ônibus grátis no Vitória Park e serem levados até o novo ponto final, onde terão a sua disposição 11 linhas de ônibus.