X

Cotidiano

Prefeitura implanta mais playgrounds nas unidades de ensino infantil

Com material resistente, os brinquedos pedagógicos entram para o planejamento semanal de aprendizagem infantil

Publicado em 07/04/2014 às 16:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o objetivo de oferecer maior segurança em instrumentos de aprendizagem às crianças, a Secretaria de Educação de Guarujá contempla duas novas unidades de educação infantil, com a implantação de playgrounds. No início do mês, o NEIM Marina Daige (Rua Pardal, 340 – Jardim dos Pássaros) e a EM João de Oliveira (Rua Manoel Vicente de Brito, s/nº - Morrinhos II) receberam um colorido a mais, para investir na aprendizagem dos alunos.

Anteriormente, outras oito unidades já foram contempladas pela Seduc. São elas: NEIMs Albert Sabin e Groussier Magri; EMs Professora Maria de Lourdes de Oliveira, Maria Eunice Cruz, Philomena Cardoso de Oliveira, José de Souza, Professora Magdalena Maria Cardoso Lourenço e Augusto Antunes Correa.

O total de 335 alunos da unidade João de Oliveira tem no cronograma a visita ao playground duas ou três vezes na semana. O planejamento pedagógico é dividido na aprendizagem em sala de aula e as vivências, praticadas nos brinquedos do parquinho e nos cantos lúdicos de atividades (leitura, fantasia e dramatização de histórias).

A diretora da Unidade, Roseli de Fátima Augusto Alvarenga, afirma que a notícia da instalação do playground no pátio da unidade foi recebida com grande alegria por todos. “A equipe gestora da escola valoriza muito o brincar. A novidade veio contribuir, significativamente, para o estímulo da aprendizagem e dos relacionamentos.”

Os movimentos realizados durante a brincadeira são resultados de desenvolvimentos pedagógicos. O deslocamento é facilitado, por meio das rápidas subidas e descidas nas escadas e escorregadores. O balanço e gira-gira oferecem uma percepção de velocidade. A socialização e a resolução de conflitos são aprendidas por meio do pensar em relação à utilização dos espaços e os limites do corpo. A criatividade possibilita aos alunos imaginar que estão vivenciando personagens, encontrados em contos infantis.

Para o aluno de 5 anos Antônio Soares Lima Filho, a brincadeira exige algumas regras para uma brincadeira alegre e saudável. “A professora disse que nós temos também que esperar a vez dos amigos e ajudar todos”.

A mãe do aluno Pedro Falcão, Mellory Morgane Cândido dos Santos, diz ter percebido o reflexo das atividades no parquinho, pelo ânimo do filho. “Eu senti uma mudança muito boa no comportamento do Pedro. Pude perceber que as educadoras orientam a brincadeira de maneira a repercutir na aprendizagem. Em apenas dois meses de aula, meu filho já está começando a ler”.

Segundo a coordenadora de pré-escola da Prefeitura, Regina Lúcia Rodrigues, o brincar significa prática no aprendizado na educação infantil. “Contar com um parquinho nas unidades escolares representa muito mais que um espaço para brincar e se divertir. Os espaços contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, criatividade e também é um excelente exercício de socialização”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter