Prefeitura forma mais 74 guardiões-cidadãos

Com a inclusão dos novos integrantes, o contingente total será de 130 jovens atuando como agentes da cidadania e auxiliando Guarda Municipal.

Comentar
Compartilhar
13 DEZ 201309h29

Mais uma turma de 74 GCs (guardiãos-cidadãos) recebeu seus certificados de formatura, nesta quinta (12), em solenidade realizada no Unimonte. O evento, promovido pela Seseg (Secretaria de Segurança), reuniu autoridades e familiares dos formandos.

Com a inclusão dos novos integrantes, o contingente total será de 130 jovens atuando como agentes da cidadania e auxiliando Guarda Municipal. Neste final de semana, eles já começam a trabalhar em diversos locais.

Os guardiões-cidadãos atuam em intervenções de caráter social, ajudam na preservação do patrimônio público e zelam pelos bem estar de munícipes e turistas, entre outras atribuições, além de adquirir experiência para o mercado de trabalho. Passaram por processo seletivo e durante um mês aulas sobre legislação municipal, primeiros-socorros, noções de direito, regimento disciplinar, defesa pessoal, entre outros. Vão ganhar um salário mínimo e meio e podem ficar na corporação até dois anos.

Neste final de semana, os guardiãos-cidadãos já começam a trabalhar em diversos locais

Na solenidade, o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel lembrou que a função é importante para lapidar os jovens para vida. “É um início saudável para obter conhecimento e experiência. É importante estudar sempre e seguir os bons exemplos, mas sem perder a irreverência e a alegria da juventude”.

A formanda Isabel Helena Paes era uma das mais entusiasmadas. “É uma nova etapa na vida e quero cumpri-la com entusiasmo junto com meus colegas. No futuro também pretendo ingressar na Guarda Municipal”. O evento contou também com as presenças do subcomandante da GM, Nelson Pinto Rema Jr e do tenente Davidson, da Polícia Militar.

Foto: Raimundo Rosa