X

Cotidiano

Prefeitura entrega à SAC pedido para concessão de aeroporto

Estudos do modelo pretendido pelo Município foi entregue ao diretor de Outorgas da Secretaria de Aviação Civil,AC, Ronei Saggioro, na segunda-feira, 5, em Brasília

Publicado em 07/05/2014 às 16:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um importante passo para a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (ACMG) foi dado na segunda-feira, 5: a Prefeitura apresentou à Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República os estudos de modelagem de concessão pretendida para o empreendimento. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário e o diretor de Desenvolvimento Aeroportuário da Prefeitura foram a Brasília para entregar o pedido de anuência prévia para concessão do Aeroporto ao diretor de Outorgas da SAC, Ronei Saggioro,

Atualmente, o aeródromo que existe no Núcleo de Base Aérea de Santos, em Vicente de Carvalho, é de uso exclusivo militar. A administração da área para implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá foi repassada à Prefeitura em dezembro do ano passado, com a outorga conquistada pelo governo Municipal. A chefe do Executivo contou com apoio do vice-presidente da República, Michel Temer, que reconheceu a importância estratégica do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá para o cenário estadual e o plano nacional aeroportuário. O empreendimento de Guarujá é uma prioridade da União entre os 270 aeroportos regionais que poderão receber investimentos federais.

O Aeroporto de Guarujá é uma prioridade da União entre os 270  aeroportos regionais que poderão receber investimentos federais. (Foto: Pedro Rezende/PMG)

O pedido apresenta informações ambientais preliminares e estudos de viabilidade técnica e econômica, que subsidiam o modelo de concessão pretendido pelo Município. “Agora o processo será analisado pela Secretaria”, disse o diretor de Outorgas da SAC, Ronei Saggioro, ao receber o material.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Aeroportuário de Guarujá, o próximo passo será uma análise minuciosa dos estudos por parte da SAC, que poderá solicitar à Administração Municipal informações complementares aos estudos. “Isso é comum dada à especificidade de cada empreendimento. Paralelamente, uma consulta será feita ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e, após a publicação do Plano Geral de Outorgas, que está em consulta pública, a Prefeitura receberá a anuência para conceder o aeroporto”, esclareceu.

A entrega do documento cumpre exigência da SAC na assinatura da outorga. Na ocasião, ficou estabelecido que a Prefeitura de Guarujá disponibilizaria os estudos em 150 dias. Devido ao feriado de 1º de Maio – Dia do Trabalho, a Diretoria de Outorgas/SAC solicitou à equipe do Governo Municipal que o fizesse no primeiro dia útil de maio, como aconteceu.

Reconhecimento da SAC

O secretário de Desenvolvimento Econômico comemora o reconhecimento da SAC em relação aos estudos apresentados pelo Município. “Fomos muito bem recebidos pelo diretor de Outorgas da SAC, Ronei Saggioro. Ele ficou impressionado com o trabalho que Guarujá apresentou, atendendo a qualidade visual, técnica e a quantidade de elementos. A SAC elogiou a seriedade e o profissionalismo da Prefeitura em relação à pontualidade, em cumprir o prazo estabelecido, e atender a expectativa. A Sac se colocou mais uma vez a nossa disposição. Ficamos muito satisfeitos com o encaminhamento das ações”, considerou o titular da pasta.

Aeroporto de Guarujá

Segundo os estudos, o novo aeroporto terá capacidade para até 20 pousos e decolagens por dia, totalizando, aproximadamente, 7.000 movimentos e 500 mil passageiros por ano. Quando estiver operando, por completo, o empreendimento gerará aproximadamente 1.000 empregos diretos e indiretos. Com vocação para turismo, turismo de negócios e aviação offshore, o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá atenderá toda a Baixada Santista.

O aeroporto será construído em uma área de 274.866,92 m2, de um total de aproximadamente 2 milhões e 800 mil m2 do Núcleo de Base Aérea. A pista, que já recebe as operações militares, conta com 1.390 metros de extensão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter