Prefeitura disponibiliza 50 vagas em curso para profissionais da rede municipal

Pré-inscrições para o curso começam nesta quarta-feira (13); o tema é “O Portfólio na Educação Infantil

Comentar
Compartilhar
12 MAI 201514h14

Com o objetivo de propiciar um direcionamento para a utilização do instrumento portfólio na rede municipal de educação infantil, a Prefeitura de Guarujá oferece 50 vagas para o curso “O Portfólio na Educação Infantil”. A iniciativa integra o projeto Educa/ EaD, e é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos Educacionais (Proe).

As pré-inscrições começam nesta quarta-feira (13) e terminam dia 17 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link http://ead.guaruja.sp.gov.br:86/pagina_inicial/index.php? (opção cursos > cursos com inscrições abertas > inscrição).

Além disso, através da página da Prefeitura na internet também é possível realizar inscrição. Basta acessar o endereço: www.guaruja.sp.gov.br (no link Serviços on line – Ensino a Distância. Ao clicar em cima do ícone você tem acesso à página do Teleduc para se inscrever).

As atividades iniciam na próxima terça-feira (19), com carga horária de 60 horas. Receberão certificados todos que participarem de 75% das atividades e entregarem no prazo determinado pelo tutor, a Atividade de Conclusão de Curso (ACC).

Com a capacitação, a Seduc pretende oferecer ferramentas para auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem, de forma que o portfólio sirva como um guia para o planejamento e a formulação na educação infantil. O novo curso visa atender as solicitações dos professores que participaram do curso “Água: O Ouro Transparente do Século XXI”, neste semestre de 2015.

Em parceria com a Diretoria de Educação Infantil, o Educa/EaD está implantando a abordagem reggiana, na qual há um destaque para o processo de documentação educativo, para repensar as posturas, ideias, falas e sentimentos das crianças.

Segundo a coordenadora da EaD, Carine Schnitzler, o portfólio constitui um instrumento de reflexão das atividades desenvolvidas, da aprendizagem ao longo do tempo e se concretiza como uma atividade na qual as ações e instrumentos aplicados são reflexivos e avaliativos no contexto do colegiado escolar (gestores, funcionários, professores, crianças, pais). No referido curso haverá o estudo dos diferentes tipos de portfólio: o particular, o de aprendizagem e o demonstrativo. Informações adicionais e dúvidas pelo telefone 3342 6361.