X

Cotidiano

Prefeitura de SP cria sistema contra fraude na fila da habitação

O sistema considerado "antifraude" permitirá que cada pessoa cadastrada nos programas de auxílio-aluguel possa saber, pela consulta de seu CPF, onde vai morar e qual a situação da obra

Publicado em 05/02/2015 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A gestão Fernando Haddad (PT) coloca nesta quinta-feira, 5, no ar uma nova ferramenta capaz de impedir ou ao menos reduzir as chances de burlar a fila da habitação em São Paulo. O sistema considerado "antifraude" permitirá que cada pessoa cadastrada nos programas de auxílio-aluguel possa saber, pela consulta de seu CPF, onde vai morar e qual a situação da obra. A Prefeitura promete entregar 55 mil unidades até 2016.

Uma investigação aberta pela Controladoria-Geral do Município e revelada pelo Estado identificou ao menos 48 irregularidades na concessão de moradias por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida. Os imóveis foram repassados a pessoas que não estavam no cadastro habitacional da cidade. As fraudes ocorreram na atual gestão e na passada, de Gilberto Kassab (PSD).

Segundo o secretário municipal de Habitação, Floriano de Azevedo Marques, a nova ferramenta, chamada de Habisp.Plus (www.habisp info.br), tem travas que dificultam qualquer tipo de intervenção não autorizada.

o sistema traz informações dos futuros empreendimentos que atenderão as 27.904 famílias que hoje recebem bolsa aluguel (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Antes do lançamento do site, cerca de 1,3 mil pessoas tinham acesso aos dados do sistema, o que aumentava a possibilidade de fraude. Agora, segundo a secretaria, esse "número foi reduzido a menos de 200". Além disso, quem fizer qualquer alteração terá sua senha registrada.

"As pessoas agora têm de se identificar para entrar no sistema, que está todo informatizado. Além disso, toda autorização para pagamento de aluguel social, por exemplo, dependerá de uma autorização da diretoria. Isso nos dará uma segurança muito maior. Consequentemente, o risco de ocorrer uma fraude foi bastante reduzido", disse o secretário.

Por enquanto, o sistema traz informações dos futuros empreendimentos que atenderão as 27.904 famílias que hoje recebem bolsa aluguel. Até o meio do ano, a expectativa é que outras 27 mil sejam incorporadas.

A divulgação dos nomes das pessoas que serão contempladas é um pedido da Promotoria de Habitação e Urbanismo e da Defensoria Pública de São Paulo, que exigem mais transparência no atendimento habitacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter