X

Cotidiano

Prefeitura de Santos nega que desratização no jardim da orla afeta cães

Para que um cão de 10 kg fosse envenenado, seria necessária a ingestão de aproximadamente 22g do veneno

Vanessa Pimentel

Publicado em 31/01/2020 às 21:45

Atualizado em 31/01/2020 às 22:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura de Santos está realizando desratização no jardim da Orla da Praia / Divulgação/PMS

A Prefeitura de Santos negou que a desratização que está sendo feita no jardim da Orla da Praia e nas praças afeta cães e gatos. Em redes sociais, donos de pets compartilharam a informação de que o veneno usado na ação - um pó branco - gruda na pata dos animais e, caso seja ingerido, pode matar. A informação não procede, segundo a assessoria. 

A Seção Vigilância e Controle Zoonoses (Sevicoz) explicou que as concentrações usadas estão dentro do permitido pela ANVISA, e que no caso do pó (Cumatetralil) - que é o produto aplicado nas tocas dos ratos, a quantidade colocada (16,5mg) é letal apenas para as espécies de roedores.

Para que um cão de 10 kg fosse envenenado, seria necessária a ingestão de aproximadamente 22g do pó Cumatetralil. Além disso, todos os produtos usados são hidro-repelentes, parafinados ou resinados, com sabor e sensação desagradável ao entrar em contato com a boca (o que inibe a ingestão).

O órgão esclarece ainda que em casos de intoxicação, os sinais clínicos são evidentes (sangramento em mucosas) e de fácil identificação por profissionais de saúde. O antídoto utilizado é a Vitamina K, disponível nas unidades de saúde.

De qualquer forma, a Administração Municipal reforçou que enquanto houver a utilização dos produtos de desratização na orla, a orientação é para que a população não solte os cães da coleira ou deixem as crianças desacompanhadas no interior dos jardins da praia. 

OPERAÇÃO

De acordo com a prefeitura, as tocas mais utilizadas pelos ratos se encontram escondidas em meio às plantas ornamentais dos jardins. Essas plantas geralmente são mais altas que o gramado, possuem bordas afiadas ou touceiras em sua base, causando desconforto para crianças e animais que possam ali adentrar.

"As equipes de desratização da Sevicoz estão orientadas e treinadas a aplicar o produto em pó Cumatetralil apenas no interior das tocas dos roedores, de modo a proteger os cães, gatos e pessoas que possam ali transitar. Realizam também a vistoria das tocas nos dias subsequentes à aplicação do veneno, observando se os roedores consumiram o produto ou se há sobras".

Informou também que não registrou nenhum caso de intoxicação acidental de pessoas ou pets que tenham entrado em contato com os produtos utilizados pela Sevicoz.

ALERTA

Conforme o Código de Posturas do Município, é proibido pisar nos canteiros e na grama da orla. O jardim é tombado e, segundo a Lei Complementar 973 de 25/08/2017, artigo 14, é proibido nos jardins: realização de piquenique, colocação de cadeiras e ainda prática de esporte.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter