X

Cotidiano

Prefeitura de Santos demite inspetor e guarda

Segundo denúncia de abuso sexual feita em 2011, uma garota teria sido violentada no Canil da Guarda Municipal. Comissão de sindicância da Prefeitura e CEI analisaram o caso

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/12/2013 às 15:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após um longo processo analisado em uma comissão de sindicância, a Prefeitura de Santos acabou demitindo o inspetor chefe da Guarda Municipal (GM) André Luiz Galacho Pimentel e a guarda municipal Luciana Maria da Custódia. Galacho foi acusado de violência sexual contra uma integrante do Programa Guardião Cidadão, e Luciana Maria da Custódia era considerada sua pessoa de confiança.

O Diário do Litoral revelou o caso com exclusividade no dia 23 de junho de 2011. A garota teria sofrido abuso sexual no Canil da Guarda, localizado dentro do Jardim Botânico, na Zona Noroeste.

O episódio teria ocorrido em outubro de 2010, mas a vítima só teve coragem de expor a situação em junho de 2011. “A jovem teve a roupa rasgada e foi violentada lá dentro do canil. Ela guardou segredo porque estava com medo de falar. Por isso, somente agora ficamos sabendo do caso”, disse, à época, um guarda municipal ouvido pelo Diário do Litoral.

O episódio resultou na abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Santos, presidida pelo então vereador Reinaldo Martins (PT).

A vítima foi uma das mais de dez pessoas ouvidas. O ponto questionável do seu  depoimento foi quando, respondendo a uma pergunta do vereador Marcus De Rosis (PMDB), disse que a violência sexual que tinha sofrido havia durado cerca de 40 minutos. Houve quem duvidasse de sua versão.

Garota teria sofrido abusos no local no Canil da Guarda Municipal (Foto: Arquivo/DL)

Assédio moral

Informado ontem pela Reportagem da demissão dos servidores, o ex-vereador Reinaldo Martins lembrou que tirando o depoimento dos dois acusados, todas as outras testemunhas citaram casos de abusos de poder e assédio moral praticados por Galacho. “Não sei o que embasou para a demissão dos dois. Ela (Luciana) seria cúmplice em alguns dos desmandos cometidos dentro da corporação”, observou o ex-vereador.

“Em um dos relatos, uma testemunha chorou muito ao lembrar da pressão que sofria do superior”, comentou Reinaldo. O exvereador destaca que foi dado amplo direito de defesa aos dois acusados. Em sua defesa, Galacho chegou a levar, por exemplo, uma foto em que a vítima aparecia sentada no colo de outro guarda municipal, em uma comemoração.

Entre as provas contrárias a Galacho estavam fotos de armamentos, que ele guardava no canil da GM. O então inspetor da Guarda também era acusado de dar tiros, com armas não letais, sobre alguns de seus subordinados.

Reinaldo Martins fez um relatório à parte na comissão. Os vereadores acabaram aprovando o relatório oficial, elaborado por Marcus De Rosis (PMDB).

O Diário do Litoral buscou mais detalhes da demissão dos servidores, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição, às 20h48.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter