Cotidiano

Prefeitura de Mongaguá retoma área de 2,7 mil m² e planeja espaço multiuso

Desde a paralisação da unidade, o imóvel vinha acumulando débitos e se deteriorando em virtude do abandono

Ana Clara Durazzo

Publicado em 23/09/2025 às 11:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Procuradoria Municipal adotará medidas judiciais para cobrar os valores devidos, além de possíveis multas / Divulgação/PMM

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Mongaguá reassumiu a posse de uma área pública de aproximadamente 2.700 m², localizada no bairro Vera Cruz, em frente à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O espaço estava cedido, de forma onerosa, a uma rede de supermercados que encerrou suas atividades no início de 2024 e deixou dívidas superiores a R$ 1,2 milhão, incluindo mensalidades e tributos.

Continua depois da publicidade

Desde a paralisação da unidade, o imóvel vinha acumulando débitos e se deteriorando pelo abandono. Segundo a Administração, não houve comunicação formal da empresa sobre a desistência do uso nem sobre a conservação do espaço, descumprindo as cláusulas do termo de concessão.

A Procuradoria Municipal adotará medidas judiciais para cobrar os valores devidos, além de possíveis multas. Uma sindicância foi instaurada para apurar a eventual ausência de cobrança das parcelas mensais entre abril de 2024 e julho de 2025. O relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Continua depois da publicidade

Abandono e intervenção pública

Durante a transição de governo, em julho de 2025, um grupo de trabalho constatou que nenhuma despesa referente ao imóvel era recolhida desde março de 2024. Além dos problemas estruturais, a Prefeitura precisou intervir em diversas ocasiões para conter invasões e práticas irregulares no local.

Projetos para a área

A Unidade Gestora de Planejamento elabora um projeto para transformar o espaço em um centro multiuso, que deverá receber atividades de recreação, feiras, exposições e até circuitos de autoescola. Enquanto isso, a área está sob monitoramento da Guarda Civil Municipal, que intensificou rondas preventivas, além de ações de limpeza e contenção estrutural.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software