SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Prefeitura de Guarujá inicia primeira fase de revitalização do Farol do Itapema

A ação faz parte do processo de recuperação do patrimônio, cedido pela União ao Município pelos próximos 20 anos

Comentar
Compartilhar
23 JUL 2020Por Da Reportagem20h07
O prazo para a conclusão desta fase é de aproximadamente 30 diasFoto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá iniciou, esta semana, as atividades para a recuperação do prédio histórico localizado no Forte de Vera Cruz do Itapema, também conhecido como Farol do Itapema, em Vicente de Carvalho. A princípio, o processo de recuperação do patrimônio será executado em duas etapas, sendo desempenhado nesta primeira fase os serviços de zeladoria, ou seja, toda a manutenção do local como capinação da área externa, pintura e pequenos reparos.

O prazo para a conclusão desta fase é de aproximadamente 30 dias. Posteriormente, o Município, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), atuarão em prol da restauração estrutural, ação mais extensa, devido à complexidade do serviço, por tratar de setores envolvendo a parte elétrica, por exemplo.

Concessão do patrimônio

 

Há dois meses, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) cedeu ao Município permissão de 20 anos para a utilização da instalação no Forte do Itapema. A construção, instituída no século 16 e tombada pelo Estado de São Paulo desde 1982, se tornará, em breve, um espaço cultural para visitação pública, o Museu Histórico Cultural, responsável por impactar não apenas a cultura local, mas toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Visitação virtual

Em breve, para que a população acompanhe efetivamente as transformações do Museu Histórico Cultural, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) disponibilizará através do site www.vivacult.com.br uma ferramenta que possibilitará visualizar em tempo real, o avanço das obras no local remotamente, devido à pandemia do novo coronavírus.