X

Cotidiano

Prefeitura de Guarujá inicia primeira fase de revitalização do Farol do Itapema

A ação faz parte do processo de recuperação do patrimônio, cedido pela União ao Município pelos próximos 20 anos

Da Reportagem

Publicado em 23/07/2020 às 20:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prazo para a conclusão desta fase é de aproximadamente 30 dias / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá iniciou, esta semana, as atividades para a recuperação do prédio histórico localizado no Forte de Vera Cruz do Itapema, também conhecido como Farol do Itapema, em Vicente de Carvalho. A princípio, o processo de recuperação do patrimônio será executado em duas etapas, sendo desempenhado nesta primeira fase os serviços de zeladoria, ou seja, toda a manutenção do local como capinação da área externa, pintura e pequenos reparos.

O prazo para a conclusão desta fase é de aproximadamente 30 dias. Posteriormente, o Município, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), atuarão em prol da restauração estrutural, ação mais extensa, devido à complexidade do serviço, por tratar de setores envolvendo a parte elétrica, por exemplo.

Concessão do patrimônio

Há dois meses, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) cedeu ao Município permissão de 20 anos para a utilização da instalação no Forte do Itapema. A construção, instituída no século 16 e tombada pelo Estado de São Paulo desde 1982, se tornará, em breve, um espaço cultural para visitação pública, o Museu Histórico Cultural, responsável por impactar não apenas a cultura local, mas toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Visitação virtual

Em breve, para que a população acompanhe efetivamente as transformações do Museu Histórico Cultural, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) disponibilizará através do site www.vivacult.com.br uma ferramenta que possibilitará visualizar em tempo real, o avanço das obras no local remotamente, devido à pandemia do novo coronavírus.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter