Prefeitura de Guarujá entrega os primeiros kits do 'Biblioteca Individual'

Serão contemplados alunos do 4º ao 9º ano da rede municipal de ensino

Comentar
Compartilhar
13 MAI 201510h14

Na manhã desta segunda-feira (11) à Prefeitura de Guarujá deu início a entrega dos kits literários dentro do Projeto "Biblioteca Individual", que beneficiará alunos do 4º ao 9º ano da rede municipal de ensino. A ação da Secretaria Municipal de Educação contempla 14 mil estudantes.

A entrega simbólica ocorreu em cerimônia no Teatro Municipal Procópio Ferreira. Os alunos receberam uma maleta contendo oito livros, reunindo obras dos mais variados gêneros e autores. Segundo a Diretora de Programas Estratégicos e Educacionais (PROE), Luciana Salituri, no decorrer das semanas todos os alunos estarão recebendo o kit.

"Vamos agendar a entrega conforme a agenda dos autores, para que eles possam autografar as obras para todos os alunos. É importante, porque os beneficiados vão ficar com os livros", justifica. Entre os títulos entregues estão 'As Viagens de Gulliver', 'A Volta ao Mundo em 80 dias' e 'As aventuras de Tom Sawyer'.

Apaixonada por livros, a pequena aluna do 4º ano da Escola Hebert Henry Dow, Geovana de Oliveira Souza, 9 anos, contemplada pela iniciativa disse estar emocionada com os títulos recebidos. "Eu gosto muito de livros e adorei o kit. Estou ansiosa para começar a ler", conta.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de assistir uma palestra do escritor da literatura infantil, Ilam Brenman, autor tem aproximadamente 70 obras publicadas como 'A menina do Avesso', 'Enganos' e 'Confusão para o Brasil'.

Destacando o trabalho com crianças e adolescentes, Brenman disse que a leitura é um mundo diferente do virtual mesmo em uma época que muitos acreditam que os livros não interessam. "Conseguimos conquistar esse público com os bons livros, as boas histórias e contos. Esse é o segredo para fazer prender a atenção dos jovens e deixar um pouco de lado o mundo virtual", destacou o escritor que trabalha há 24 anos com o público infantil e juvenil. A segunda palestra foi proferida pelo convidado da editora Global, Costa Sena, que abordou a literatura de Cordel.

A secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini ressaltou que além das bibliotecas existentes, as unidades também possuem espaços de leitura. O objetivo é destacar a importância da leitura e o aprendizado acadêmico como ferramenta fundamental para o crescimento e formação dos jovens que desejam seguir uma profissão. Priscilla disse que o importante é sonhar e acreditar em seu sonho.

"O caminho para iniciar essa conquista é a educação. Estudar e ler bons livros são ótimos aliados. A entrega dos kits visa levar o conhecimento além dos muros escolares. A educação hoje ultrapassa barreiras e leva os livros até a comunidade. Então estudem e aproveitem o aprendizado repassado à vocês por seus mestres", destacou a secretária.

Convidando os alunos a fazer um bom uso dos livros e manter o hábito da leitura no dia a dia, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, disse que os exemplares contam histórias de aventura que pode mudar a vida dos jovens.

"Acredito que alguém de vocês já sonhou em ser um personagem infantil de uma história literária. E, nesse sentido, quero dizer que todas as profissões são mágicas. Basta ter fé e acreditar, o importante é não desistir, persistam e não desviem do caminho que almejam. Tratem esses livros como se fossem pessoas muito importantes na vida de vocês", concluiu Antonieta.