X

Cotidiano

Prefeitura de Cubatão realiza mais uma reunião com diretoria da Acic para fomentar o comércio

Entidade de classe representou no encontro empresários e comerciantes da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 30/11/2023 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Neste segundo encontro, o prefeito Ademário Oliveira transmitiu à diretoria da ACIC que as propostas já estão sendo analisadas / Secom Cubatã/PMC

Dando sequência às reuniões de trabalho que ocorre semanalmente envolvendo o secretariado municipal que acontecem, normalmente, no gabinete do prefeito, foi realizada, nesta quarta-feira (28), novo encontro com a direção da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), uma entidade  de classe que, em nome dos seus representantes filiados, tem sugerido e apresentado à Prefeitura propostas de projetos e parcerias para fomentar o comércio e alavancar empregos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ideia dessa interlocução foi apresentada no mês passado, quando à época o prefeito recebeu uma carta de intenções de empresários e comerciantes da cidade. Naquela oportunidade, foi lido um documento contendo 17 propostas de curto, médio e longo prazos, entregue à Administração Municipal diante dos secretários municipais, vários empresários, vereadores e representante do Cide-Ciesp.

Neste segundo encontro, o prefeito Ademário Oliveira transmitiu à diretoria da ACIC que as propostas já estão sendo analisadas e delegou ao seu secretariado as demandas que competem a cada área especifica. “Analisamos as sugestões e vimos que nem tudo é possível neste momento, mas há situações que merecem e devem ser tratadas na tentativa de como podemos chegar a um denominador comum, uma vez que elas não dependem só da Administração’’, iniciou o prefeito.

O chefe do poder executivo cubatense explicou que há questões que dependem de legislação específica e de condições legais, tanto do ponto de vista jurídico quanto do lado financeiro. Sendo assim, os itens foram distribuídos aos secretários, que vão atuar imediatamente, com prazo de  até 15 dias para o retorno das resoluções. “Quero deixar claro que não é o poder público o fomentador disso isoladamente. Mas, sim, as parcerias com a iniciativa privada, pelas quais vamos tentar atingir este objetivo, estabelecendo, a partir das pautas, quais as soluções essas propostas e seus respectivos projetos de viabilidade, sem perder de vista os mecanismos e contrapartidas, lembrando que são propostas institucionais. Nada aqui é particular”, pontuou o prefeito.

Explicado os moldes e exposta a realidade, em seguida foi montada uma comissão para tratar das demandas, que deve atestar alguns projetos de incentivo ao comércio do município, com análise e aval de ambas as partes. “Espero que a gente possa avançar nestes projetos e na interlocução. Na próxima reunião, faremos a apresentação do que ficou equacionado. Quero agradecer aos empresários e a ACIC e demais entidades por essa sintonia. Este estreitamento de ralações institucionais é muito importante para a população e para a cidade”, classificou.

Ainda neste sentido, ele completou que “é salutar e  muito pertinente essa ideia de realizarmos essa série de encontros tendo como objetivo unir representantes do comércio, fornecedores da cidade, empresários que se interessam em investir na cidade e que possam priorizar esse grupo. É muito importante que dinheiro circule no nosso município, que criemos mais oportunidade de empregos. E, certamente, com essa somatória de forças demonstradas entre Governo, Legislativo, sociedade civil, setor produtivo e polo industrial, é que vamos incrementar o desenvolvimento social e econômico da nossa Cidade”, ressaltou Ademário Oliveira.

Momento da Cidade – Continuando, o prefeito voltou a lembrar que Cubatão está diferente e passa por um bom momento administrativo. A cidade está num cenário onde muitas coisas estão acontecendo, como obras de infraestrutura, drenagem, construção de novos espaços de lazer, forte incremento da habitação, na Educação, na questão social, além de diversas outras áreas. Isso, com certeza, movimenta a construção civil e outros segmentos, resultando em mais empregos e renda. Ou seja: estamos num momento propício de avançarmos em outras questões. Planejamento, a cidade tem oferecido. Por isso, o meu agradecimento por vocês estarem juntos conosco nessa luta, finalizou  o prefeito Ademário, já partindo para outra reunião que o aguardava.

A ACIC esteve representada no encontro pela Presidente da entidade, Célia Cedro, o vice, Celio Lacerda, e pelos conselheiros Jorge Ayala e Silvano Lacerda, entre outros. “Assim como na primeira reunião, a receptividade do governo municipal tem a de nos ouvir. E isso é muito importante. Agora, que já estão mais claros o teor e a dimensão das nossas propostas, achamos legal por parte do prefeito  ter essa preocupação de nos chamar aqui e expor a realidade das coisas. Ainda melhor, foi a atitude de não descartar  nada do que foi  proposto sem uma análise aprofundada das questões, como ele mesmo disse aqui, e já nos pontuando as que têm mais chances de avançarmos’’, expressou Lacerda, vice presidente, em nome de toda a diretoria da ACIC.

“O fato dele destacar todo o seus secretários e parte da assessoria para debruçarem nas propostas que se apresentam são mais viáveis, demonstra  o interesse da administração e dele nesta interlocução, o que entendemos ser justo e louvável. Nos dá a esperança de que algo de bom pode sair dessa tentativa, enquanto empresários e comerciantes de encontrar formas de contribui o setor e com cidade. No que depender de nós, estaremos sempre dispostos a manter esse diálogo’, completou Celio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

'Há sobras de caixa para investirmos em Cultura', diz Presidente da Petrobrás

Ele ainda comentou, que desde o inicio do governo Lula estão sendo pensado projetos que já somam R$ 150 milhões investidos pelo patrocínio da Petrobras

Nacional

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano

Com 40% de perdas, Roraima lidera ranking dos que mais desmataram

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter