Cotidiano

Prefeitura de Bertioga apresenta novo plano diretor à Câmara

Expectativa é que nova redação da lei seja aprovada pelos vereadores ainda neste semestre

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2019 às 16:20

Atualizado em 14/08/2019 às 16:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novo plano diretor de Bertioga pode ser conferido pela internet ou no Paço Municipal de / Diego Bachiega/Prefeitura de Bertioga

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Bertioga apresentou aos vereadores o projeto de lei do novo Plano Diretor Participativo da cidade. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (12) no gabinete do prefeito. O documento será enviado à Câmara, e a previsão é que seja aprovado ainda neste semestre.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto está sendo discutido desde 2017 e esta é a etapa final da revisão. Segundo o prefeito, a lei atual está em vigor há aproximadamente 20 anos e estava desatualizada. O atual governo reiniciou os trabalhos de revisão do Plano Diretor resgatando dados e contribuições dos cidadãos do processo anterior, realizado entre 2013 e 2015, sem ser aprovado.

Continua depois da publicidade

Segundo a diretoria responsável pelo planejamento urbano, a intenção da administração municipal de Bertioga é de intensificar a participação popular e a transparência do plano diretor. Ainda de acordo com a diretoria, a gestão anterior tinha como plano alterar, além do PD, as leis de uso e ocupação do solo ao mesmo tempo em que o código de obras.

A atitude levantou receios na população sobre a verticalização do município. Devido a isso, a atual administração municipal visa discutir primeiramente as diretrizes para o desenvolvimento de Bertioga para só então discutir cada lei de maneira mais específica.

Continua depois da publicidade

O plano diretor é definido no estatuto da cidade como o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios.

A legislação vigente é de 1998 e contém oito páginas, além de 45 artigos. Já a nova versão apresentada nesta segunda-feira possui 92 páginas e 273 artigos, contemplando necessidades da cidade na década atual. O texto pode ser conferido no site da prefeitura ou na sala do plano diretor, que fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, no Centro.

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software