Prefeitura de Bertioga apresenta novo plano diretor à Câmara

Expectativa é que nova redação da lei seja aprovada pelos vereadores ainda neste semestre

Comentar
Compartilhar
14 AGO 2019Por Da Reportagem16h20
Novo plano diretor de Bertioga pode ser conferido pela internet ou no Paço Municipal deFoto: Diego Bachiega/Prefeitura de Bertioga

A Prefeitura de Bertioga apresentou aos vereadores o projeto de lei do novo Plano Diretor Participativo da cidade. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (12) no gabinete do prefeito. O documento será enviado à Câmara, e a previsão é que seja aprovado ainda neste semestre.

O projeto está sendo discutido desde 2017 e esta é a etapa final da revisão. Segundo o prefeito, a lei atual está em vigor há aproximadamente 20 anos e estava desatualizada. O atual governo reiniciou os trabalhos de revisão do Plano Diretor resgatando dados e contribuições dos cidadãos do processo anterior, realizado entre 2013 e 2015, sem ser aprovado.

Segundo a diretoria responsável pelo planejamento urbano, a intenção da administração municipal de Bertioga é de intensificar a participação popular e a transparência do plano diretor. Ainda de acordo com a diretoria, a gestão anterior tinha como plano alterar, além do PD, as leis de uso e ocupação do solo ao mesmo tempo em que o código de obras.

A atitude levantou receios na população sobre a verticalização do município. Devido a isso, a atual administração municipal visa discutir primeiramente as diretrizes para o desenvolvimento de Bertioga para só então discutir cada lei de maneira mais específica.

O plano diretor é definido no estatuto da cidade como o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios.

A legislação vigente é de 1998 e contém oito páginas, além de 45 artigos. Já a nova versão apresentada nesta segunda-feira possui 92 páginas e 273 artigos, contemplando necessidades da cidade na década atual. O texto pode ser conferido no site da prefeitura ou na sala do plano diretor, que fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, no Centro.

 

Colunas

Contraponto