Cotidiano

Prefeito vai à Fiesp e unidade do Senai fica mais perto de São Vicente

Um dos argumentos é que cerca de 17% dos trabalhadores formais do Município atuam nas indústrias da região; Centro de Convenções é o local oferecido pela Prefeitura

Da Reportagem

Publicado em 03/09/2023 às 16:22

Atualizado em 03/09/2023 às 17:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Kayo Amado e o presidente da FIESP, Josué Gomes / Reprodução/Prefeitura de São Vicente

Continua depois da publicidade

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, esteve na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Capital, onde se reuniu com membros da instituição, além do SESI e SENAI. Amado pretende trazer para a Cidade unidades de ensino e capacitação profissional.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na ocasião, foram apresentados indicadores socioeconômicos de São Vicente e toda a argumentação sobre a necessidade da implantação de instituições como SESI e SENAI no Município.  Um desses argumentos é que, mesmo que não haja na Cidade grande quantidade de indústrias instaladas, cerca de 17% da mão de obra formal atua nas indústrias da região da Baixada Santista, que é o terceiro maior segmento, atrás apenas de serviços/comércio e administração pública. Os dados são da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
O prefeito também aproveitou o encontro para apresentar o planejamento estratégico São Vicente 500 Anos, já que a Primeira Cidade do Brasil chegará a esta marca em 2032. Kayo também lembrou da época em que estudou no SENAI, e as dificuldades enfrentadas na época, que reforçam a necessidade de uma unidade no Município. "Eu morava em São Vicente e estudava no SENAI que ficava na Ponta da Praia, em Santos. Era preciso pegar ônibus lotado e o trajeto demorava cerca de uma hora, para ir e para voltar. Era e ainda é uma realidade vivida por muitos jovens vicentinos", salientou.
 
Estiveram presentes na reunião o presidente da FIESP, Josué Gomes, o diretor regional do SENAI, Ricardo Terra, o superintendente do SESI, Alexandre Pflug, o gerente do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, Renato Corona. Pelo Município, participaram a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.
 
A área oferecida pela Prefeitura para implantação de unidades do SESI e SENAI é a do Centro de Convenções. 
 
Desde 2021 a Prefeitura de São Vicente estreitou sua relação com SENAI, SESI e FIESP, com destaque para a  implantação do CECAP - Centro de Capacitação  Profissional, na Área Continental, focado em tecnologia. A unidade fica na Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 181, no Jardim Rio Branco.
 
"Estamos pleiteando um equipamento de formação em nossa Cidade. É justo! Educação, formação técnica, é tirar o jovem da rua e colocar num sistema de ensino de qualidade. Fui muito bem recebido presidente Josué Gomes, que, inclusive, pediu para os técnicos analisarem a área do Centro de Convenções. O sentimento é que amadurecemos essa parceria desde 2021 e temos mais chances de ver isso acontecer. O sonho está cada vez mais perto", declarou o prefeito Kayo Amado.
 
Como o terreno do Centro de Convenções pertence à União, o prefeito se reuniu nesta sexta-feira (1°) com o representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Emerson Santos, para apresentar a ideia. "A SPU concorda com o pleito do prefeito Kayo Amado e apoiaremos a sua posição", concluiu Emerson.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software