X

Cotidiano

Prefeito Mourão e empreiteiras são condenados em Praia Grande

As supostas irregularidades foram levantadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que não aceitou a justificativas técnicas alegadas

Carlos Ratton

Publicado em 06/11/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alberto Mourão e empreiteiras foram condenados em Praia Grande / Rodrigo Montaldi/DL

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) condenou, solidariamente, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o chefe do Departamento de Acompanhamento de Obras, na ocasião dos atos, e duas empreiteiras a ressarcirem os cofres públicos de Praia Grande em cerca de R$ 13,5 milhões por improbidade administrativa por cessões, prorrogações e aditamentos contratuais nas obras de drenagem e remodelação da alça de acesso à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A obra, que deveria ficar pronta em dois anos, demorou sete para ser concluída.

Terminal

As supostas irregularidades, entre elas o acréscimo nos contratos da pavimentação do terminal de passageiros, que não estava no traçado da obra, foram levantadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que não aceitou a justificativas técnicas alegadas para as inúmeras prorrogações de prazos de conclusão das obras e serviços. O vereador Alexandre Correa Comin (PTB) fez até um vídeo, publicado nas redes sociais, ressaltando a condenação.

Segundo o desembargador-relator José Roberto de Souza Meirelles, não foram transparentes, nem motivadas e, tampouco, publicadas as modificações das obras. “Atos e contratos não publicados em matéria de Direito Público quer dizer o mesmo que clandestinidade, agredindo o preceptivo do artigo 61, parágrafo único, da Lei 8.666/93 (licitações)”, revelou o magistrado na ação.   

O prefeito havia vencido em primeira instância e o Ministério Público (MP) recorreu e venceu no TJ-SP. Agora, Mourão vai recorrer à sentença em última instância. No entanto, se a decisão for mantida, ele poderá perder o cargo, ter seus direitos políticos cassados por cinco anos por conta da Lei da Ficha Limpa, não podendo concorrer a cargo eletivo e, ainda, não poderá contratar com o poder público por três anos.

Mourão

O prefeito Alberto Mourão afirma que o acórdão em segunda instância possui falhas e controvérsias que serão discutidas em instância superior, ressaltando inclusive que não ocorreu prejuízo ou dano ao erário.

Ele confirma que o processo segue em trâmite, cabendo recursos e que tem tranquilidade em dizer que realizou a grande transformação da Cidade por meio de trabalho e gestão eficientes. Mourão finaliza garantindo que serão provadas as falhas na decisão do processo que está em andamento.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter