X

Cotidiano

Prefeito Luiz Maurício analisa 180 dias de governo

Ele destaca a redução das despesas, a negociação e o pagamento de parte da dívida do município e a organização administrativa

Publicado em 07/07/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luiz Maurício deve lançar, no segundo semestre, um programa de capacitação para que empresas de Peruíbe estejam aptas a participar de procedimentos licitatórios / Rodrigo Montaldi/DL

A redução das despesas, a negociação e pagamento de parte da dívida e a organização administrativa foi o tripé destacado pelo prefeito Luiz Maurício (PSDB) nos 180 primeiros dias de governo em Peruíbe.

O chefe do Executivo realizou um balanço da gestão e a previsão para o restante do ano.

“Destaco a redução das despesas e a organização administrativa na questão de realização de licitações em serviços que a gente não tinha contratado. Por exemplo, a questão de tapa buraco das vias. Começou hoje o serviço e não havia licitação vigente. A questão da iluminação da cidade. Não havia contratação de empresa alguma para realizar a manutenção da iluminação pública e fizemos essa contratação. Devemos estar começando na semana que vem o serviço. Além da própria reforma da maternidade, que é um anseio da população. A maternidade está há mais de dois anos fechada, e nós conseguimos finalizar no último dia 30 a licitação, e esse mês ainda começa a ­reforma”.

Luiz Maurício destacou que os primeiros meses foram de muito trabalho, principalmente no controle de despesas, mas que, agora, a Administração começou a colher os frutos.

Com a negociação e diminuição da dívida, o município voltou a ter condições de receber repassses do governo do Estado e da União.

“Peruíbe, há há praticamente um ano, não vinha recebendo recursos por estar no cadastro de inadimplentes. Estávamos com restrições junto ao Cadin, junto ao órgão federal também, e conseguimos resolver isso. Essa solução se deu entre os meses de abril e maio, e a partir daí passamos a estar liberados para assinatura de novos convênios e recebimento de novos valores. O município precisa. A capacidade de investimento nossa é limitada, principalmente, em razão das dívidas que foram herdadas. Isso dá um potencial a mais de investimento. Estamos fazendo uma gestão política para que aumentem ainda mais esses repasses”.

A geração de empregos também tem sido uma bandeira defendida pelo prefeito. No início do ano foi criada a Secretaria da Indústria, Comércio e Empregos para tratar da questão. Via parceria com o governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura tem realizado cursos de capacitação para profissões como pedreiro, pintor, ajudante de cozinha e assistente administrativo.

Outra ideia do chefe do Executivo é a capacitação de empresas da cidade para que possam participar de licitações.

“Estamos lançando, para esse segundo semestre, a capacitação das empresas do município para participar de procedimentos licitatórios, copiando até mesmo um programa de Santos que era o Licita Santos. Muitos produtos comprados e serviços adquiridos pela Prefeitura podem ser oferecidos pelas empresas do município, mas elas precisam estar capacitadas, documentadas para tanto”.

Ainda sobre o emprego, o prefeito citou a retomada de obras paradas como um impulso para o trabalho em Peruíbe.

“Nós tínhamos mais de 20 obras paradas no município, e com a regularização do município nos órgãos de restrição do Governo Federal e do Governo do Estado, o município voltou a receber os recursos e retomou essas obras. As empresas voltam a trabalhar e volta a contratar pessoas para trabalhar aqui na cidade”.
Para o restante do ano, a preocupação da Administração será cuidar da cidade, garante Luiz Maurício.

“Passamos a ter condições, hoje, de atender a população de forma mais efetiva. De oferecer os serviços públicos que a população espera para que tenha uma qualidade de vida melhor, principalmente a população mais necessitada, e a gente possa realmente oferecer uma cidade melhor para se viver. Uma cidade mais iluminada, mais segura, mais bem cuidada, através de programas que estão lançados a partir deste mês, que vai, efetivamente, cuidar da cidade”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter