Felipe Bernardo falou do trabalho feito até agora e projetou 2026 / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A conversa deste final de ano com o atual prefeito de Peruíbe, Felipe Antônio Colaço Bernardo, teve um objetivo direto: fazer um balanço da gestão em 2025, entender os principais gargalos enfrentados ao longo do ano e mapear, com alguma nitidez, o que a Prefeitura promete entregar a partir de 2026, especialmente em áreas sensíveis como Saúde, infraestrutura e preparação para a temporada de verão.
Ao passar por vários assuntos do interesse da população, Felipe Bernardo deu alguns detalhes inéditos e exclusivos de vários setores, falou das dificuldades com as chuvas no começo deste ano que se encerra e mostrou que trabalho e empenho não irão faltar no ano que se aproxima.
Continua depois da publicidade
Ao ser questionado sobre o principal destaque do ano, o prefeito disse que a ênfase está no que ele define como “sementes” para os próximos anos. “Foram as sementes plantadas para o futuro”, afirmou.
Na explicação, citou como exemplos a busca pelo custeio do Hospital, o desassoreamento do Rio Preto em parceria com o Governo do Estado, o contrato com a Caixa para viabilizar mais de 150 unidades habitacionais na região da Estância Santa Izabel e a concessão de espaço para uma escola com vagas em tempo integral.
Continua depois da publicidade
Felipe Bernardo avaliou que o maior desafio de 2025 veio logo no início do ano, com chuvas intensas e impactos diretos sobre famílias. “Foi muito difícil… mais de 500 desabrigados”, lamentou. Ele atribuiu a retomada da normalidade a uma atuação conjunta entre Defesa Civil, Governo do Estado, parlamentares, vereadores e mobilização da população.
Além do episódio das enchentes, apontou uma dificuldade estrutural. “A cobrança cresce, mas a receita não acompanha”, resumiu, ao tratar do que chamou de subfinanciamento. Na visão dele, isso obriga o município a aumentar eficiência para manter serviços, tocar obras e garantir políticas públicas.
Na Saúde, o prefeito relacionou parte dos desafios ao aumento da demanda e ao cenário financeiro, mas disse que houve medidas para ampliar atendimento e modernizar processos. “Ampliamos em 30% a capacidade das Usafas”, afirmou, citando a contratação de novas equipes de Saúde da Família.
Continua depois da publicidade
Ele também destacou reforço em saúde mental ao mencionar a contratação de psicólogos para as unidades e o fortalecimento de equipes no CAPS e no SAPS Infância e Juventude, com a promessa de novas sedes para esses serviços.
No pronto atendimento, ressaltou que a UPA passou por mudança de estrutura e modelo. “A experiência com a OS tem trazido resultados”, declarou. Segundo ele, a lógica deve ser adotada também no Hospital Municipal.
Na área de gestão e tecnologia, lembrou que o prontuário digital já está nas Usafas e em fase de implantação na UPA. “É modernização com o E-SUS”, resumiu.
Continua depois da publicidade
Ao tratar do Hospital Municipal, o prefeito repetiu que 2026 é o marco de entrega e operação. “Será entregue em 2026”. Também afirmou que a obra está finalizada, que o convênio com o Estado foi assinado e que houve publicação do edital de chamamento para Organizações Sociais no Diário Oficial do Município em 1º de dezembro.
O prefeito vinculou o projeto à redução da pressão regional por vagas e detalhou o tamanho estimado da estrutura. “Serão 74 leitos”, afirmou, ao indicar que o equipamento deve atender tanto Peruíbe quanto a demanda do Litoral Sul.
Na Educação, o Felipe Bernardo pontuou que os obstáculos ainda são, em grande parte, estruturais, mas afirmou que 2025 teve entregas e obras em andamento. Ele destacou a reforma da EMEF José Veneza Monteiro, relatando melhorias em salas e na quadra, e mencionou a reforma da EMEI Rosane dos Santos, no Caraguava.
Continua depois da publicidade
Também apontou a construção da EMEI Park D’Aville, no Jardim Brasil, com promessa de cerca de 90 novas vagas para crianças do Berçário II e dos Infantis I e II, entre um e quatro anos.
Segundo ele, a gestão pretende retomar a entrega de uniformes junto do material escolar e citou reconhecimentos do Governo do Estado, como escolas premiadas por excelência e o Alfabetiza Mais, além de um programa de seletividade alimentar para mais de 300 alunos.
Ao falar de mobilidade e infraestrutura, o prefeito apresentou o tamanho do desafio urbano como principal limitador. “São mais de 300 quilômetros de vias sem pavimentação”, lembrou. Diante do custo para resolver tudo de uma vez, a estratégia é captar recursos com apoio de deputados e do Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Como balanço prático, disse que a cidade deve fechar 2025 com mais de seis quilômetros de vias pavimentadas, incluindo dez ruas no Caraguava, a Avenida Josedy e outras sete vias no Jardim Somar, região onde está o CEI Parque da Cidade.
Na área social, o prefeito voltou às enchentes de janeiro como principal teste de resposta rápida e citou a rede de doações como suporte para garantir cestas básicas, itens de higiene e assistência imediata às famílias atingidas.
No balanço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, afirmou que houve cerca de 10 mil atendimentos em serviços como Cadastro Único, CRAS, CREAS, Abordagem Social, CCI, NAES e o Departamento da Pessoa com Deficiência, com funcionamento em oito equipamentos próprios e parceria com outras seis entidades, atendendo um público total superior a 16 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
O prefeito também colocou a segurança pública como um ponto sensível e afirmou que Peruíbe fechou o primeiro semestre com os menores índices de furtos e roubos da região, ao lado de Bertioga. “Integração e monitoramento fizeram diferença”, disse, atribuindo o resultado a operações conjuntas e ampliação do monitoramento.
Ele mencionou ainda a conclusão de concurso que permitirá novos GCMs em 2025 e o plano de reequipar a Guarda e apoiar a renovação de frota da Polícia Militar.
Para 2025–2026, Felipe Bernardo afirmou que a cidade quer chegar à temporada com estrutura e agenda de eventos, apostando tanto nas atrações naturais quanto em programação para movimentar a economia. “A temporada será bem preparada”, declarou.
Continua depois da publicidade
Ele citou o “Natal na Praia” como tradição e anunciou o Viva Verão, de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com mais de 20 atrações musicais, incluindo Belo, Seu Jorge, Péricles e Luan Santana, na área de eventos do Parque Turístico, com estrutura coberta. Também mencionou o Verão Band, com atividades esportivas na praia, seguindo até o Carnaval, que deve coincidir com a semana de aniversário da cidade, além da expectativa de reforço de efetivo na Operação Verão.
Ao tratar de prevenção para a temporada de chuvas, o prefeito citou limpeza de valas e obras de drenagem, além do desassoreamento do Rio Preto em parceria com a SP Águas. “Já foram mais de 40 mil toneladas retiradas”, lembrou, ao afirmar que o trabalho teria ajudado a cidade a atravessar as chuvas de novembro sem desabrigados, mesmo com volume maior do que o registrado em janeiro.
Ele também mencionou uma obra de contenção na Estrada do Guaraú com sistema Tunnel Liner para melhorar o escoamento e debates no Condesb em busca de soluções regionais, sustentando que o problema atinge todo o Litoral Sul.
Ao projetar o próximo ano, Felipe Bernardo afirmou que Peruíbe deve viver um ciclo de entregas considerado por ele um dos mais relevantes da história do município. “Será um dos anos mais importantes”, disse.
Na lista, colocou o Hospital Municipal em funcionamento com 74 leitos e a previsão de mais de 580 vagas de emprego, além de novas Usafas (Trevo e Torre) e obras como o novo Chico Latim, Lamário Municipal e a Orla da Praia das Ruínas, somando a expectativa de um cenário financeiro mais favorável.
Ele finalizou afirmando quer ser lembrado como o gestor que transformou a saúde municipal e impulsionou desenvolvimento e maior autossuficiência, reduzindo dependência de repasses, e reforçou a intenção de manter um calendário forte de eventos o ano inteiro, citando atividades já realizadas na nova área de eventos, como Aloha Motorhome Friends, Festival de Reggae e Burning Fest, que, segundo ele, reuniram mais de sete mil pessoas.