Prefeito anuncia várias melhorias para os Morros na última edição do Viva o Bairro deste ano

Pacote de melhorias para a população dos Morros, nos setores de saúde, educação, infraestrutura (incluindo pavimentação), mobilidade e turismo

Comentar
Compartilhar
16 DEZ 201313h15

 

Na 33º edição e última audiência do Programa Viva o Bairro, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou mais um pacote de melhorias para a população dos Morros, nos setores de saúde, educação, infraestrutura (incluindo pavimentação), mobilidade e turismo. O evento ocorreu sábado de manhã na quadra da Escola de Samba Unidos dos Morros (av. prefeito Antonio Manoel de Carvalho, Nova Cintra), reunindo moradores dos Morros do Marapé, Jabaquara, José Menino e Nova Cintra. Ele também fez uma prestação de contas dos serviços já executados pelo mutirão de obras.  

Entre as novidades, a construção de um nova policlínica no morro do Jabaquara, e de uma pista de skate com urbanização na Lago da Saudade (Nova Cintra) e novos playgrounds (áreas de recreação). Também haverá alteração na entrada da políclínica da Nova Cintra (av. Santista), para facilitar o acesso. Os serviços contemplam ainda a recuperação de logradouros, execução de murros de arrimo, escadarias, colocação de guarda corpos, recuperação do sistema de drenagem, pavimentação e pintura, entre outras ações. Os trabalhos pontuais nos morros estão orçados em cerca R$ 1,7 milhão. Já as obras do Sistema de Teleféricos (mobilidade), com cinco estações nos morros, vão ser licitadas no 1º semestre de 2014, com os investimentos da ordem de R$ 70 milhões.

“Vamos tirar do papel os projetos e transformá-los em realidade. Os investimentos nos Morros são uma das prioridades do meu governo para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, salientou o chefe do executivo. Ao longo deste ano, o programa Viva o Bairro foi desenvolvido em 54 bairros do município, Morros e Área Continental. “Fui em todos os lugares da cidade e mantive contato direto com a população para ouvir críticas e sugestões. Estou feliz porque esse é o papel de um administrador público”, destacou. O programa tem por objetivo permitir audiências comunitárias e democráticas entre o poder público e a comunidade, para ouvir os anseios e reivindicações dos moradores.

Mutirão
Entre os trabalhos já executados pelo recente mutirão, constam a drenagem na rua Luiza Fernandes Pinto e instalação de corrimão (r. Engº José Garcia da Silveira), ambos no Morro do Jabaquara; serviços de drenagem e escadaria na rua Oito (Morro do José Menino), pintura de escadarias (r. Antonio Manoel de Carvalho), no Morro do Marapé, e recuperação de calçadas, sarjetas, quiosques e churrasqueiras, além de contenção e drenagem - todos no Morro da Nova Cintra.

Para os moradores João Bosco (Morro Nova Cintra) e Roberto Rodrigues (Morro São Bento), os encontros realizados e os investimentos anunciados são fundamentais para a população da região. “Acho bom esse contato direto com a comunidade, para que o prefeito possa sentir nossas dificuldades”, disse Bosco. “As obras anunciadas são importantes e facilitam a vida das pessoas”, completou Rodrigues. O evento de hoje contou também com o projeto Cidade Cidadã, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa da Cidadania (Secid), que consiste na prestação de serviços, expedições de documentos e atividades de saúde, cultura, esporte e lazer, entre outras ações.