Prefeita realiza mudanças no secretariado para otimizar gestão pública

A medida visa buscar celeridade aos processos, efetuar oxigenação no Governo e atuar frente aos novos desafios da gestão

Comentar
Compartilhar
27 FEV 201517h09

Garantir o aprimoramento dos serviços prestados à população, aumentar a eficiência e otimizar a gestão pública nos próximos dois anos são os objetivos da prefeita Maria Antonieta de Brito, que realizará mudanças estruturais no seu secretariado e equipes a partir desta semana. A medida visa buscar celeridade aos processos, efetuar oxigenação no Governo e propor novos desafios à equipe.

“Vivemos um processo contínuo de mudança interna desde o segundo semestre de 2014, reestruturando equipes, reconhecendo talentos, aprimorando o trabalho realizado. Só que, desta vez, vamos ousar um pouco mais. Estamos reestruturando as secretarias, otimizando e reforçando as estruturas de gestão. A valorização da qualificação técnica, associada à experiência política e administrativa, sempre foi uma marca do nosso governo para que estas características sejam revertidas na execução das políticas públicas e melhoria da qualidade de vida da população. É necessário mudar para avançar. 2015 será um ano de muitos desafios com a crise internacional e portanto, a administração pública precisa urgentemente atuar neste novo momento com coragem e criatividade. E as mudanças não param por aí”, revelou a prefeita.

Neste contexto, a partir da próxima semana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Luiz de Jesus, que assumiu a pasta em janeiro de 2013, também se tornará titular na Secretaria Municipal de Operações Urbanas, acumulando as duas pastas.

O antigo titular da pasta de Operações Urbanas, Averaldo Menezes de Almeida, passará a ocupar o cargo de secretário adjunto de Coordenação Governamental, junto à secretária municipal Eliane Ribeiro.

Já na pasta de Cultura, o secretário interino Odair Dias Filho se torna titular e a diretora de Patrimônio Histórico do Município, Patrícia Lima, assume a função de secretária adjunta.

Outro secretário que estava interino assume a pasta titularmente: Adilson Cabral é efetivado secretário de Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Administração passará a contar com o administrador Juliano Oliveira de Souza, que já atua na Prefeitura desde janeiro de 2009. Sua adjunta será a servidora pública Débora Lourenço, funcionária de carreira com experiência de 23 anos direta no administrativo do Gabinete.

A Secretaria Municipal de Planejamento será comandada pelo arquiteto Marco Antônio Damin da Silva. Eliana Blaschi e Fábio Serrano se tornaram adjuntos de Planejamento. As mudanças seguem nas próximas semanas com a reestruturação das diretorias especificas de cada secretaria.

Histórico – A reorganização da estrutura administrativa começou em agosto do ano passado, com a vinda da advogada Ana Paula Metropolo para a chefia de Gabinete. Ela tem especialização em direto público e é mestranda em direto ambiental.

Também em agosto, a Controladoria Geral do Município foi assumida pelo servidor Marco Antônio de Melo, em substituição ao também servidor Zaqueu Elias da Silva Ferreira, que tornou-se adjunto.

Na sequência, em setembro, a Secretaria Municipal de Finanças também recebeu um reforço: a vinda do advogado Marcos Chiovetti, para ser adjunto da pasta. Ele tem vasta experiência em finanças públicas, exercendo o cargo de secretário em outras prefeituras e com especialização em Direito Público.

Em outubro, foi a vez do então secretário da Advocacia Geral do Município, o procurador de carreira, Fabio Aguetoni, dar lugar ao advogado Leandro Matsumota, que já havia sido coordenador das Políticas Públicas de Juventude, entre 2009 e 2011. Depois de uma temporada como diretor de Juventude no Governo do Estado, o advogado retornou à Cidade para coordenar a pasta jurídica.

Em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Habitação, comandada pelo servidor Carlos Alberto de Souza, engenheiro de carreira da Prefeitura, recebeu o reforço da técnica Adriana Rachid. Ela era diretora da pasta e se tornou secretária e Carlos Alberto ficou como adjunto.

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde foi o alvo das mudanças administrativas. O dentista Daniel Simões foi substituído pelo médico pediatra da rede pública, Rui de Paiva, experiente servidor de carreira e que já exerceu outros cargos de chefia.