Prefeita de Cubatão cobra ação do DER em viaduto

Marcia Rosa faz vistoria na marginal da rodovia que dá acesso ao Jardim Casqueiro e pede por melhorias como monitoramento e iluminação

A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), e uma equipe da Administração Municipal realizaram uma vistoria, na duplicação recém-aberta ao tráfego do viaduto Rubens Paiva, que atravessa a Rodovia Anchieta na altura do Jardim Casqueiro, na tarde de ontem.

Continua após a publicidade

A iniciativa contou com a presença de vários secretários e da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e teve como principal objetivo chamar a atenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para os problemas decorrentes da obra.

Marcia Rosa criticou a ação do DER em abrir o viaduto para o tráfego, mas não realizar o monitoramento na região.

Continua após a publicidade

“Já comunicamos ao Ministério Público, ao DER, a Ecovias, ao Governo do Estado. Isto é uma coisa criminosa. Deu para perceber aqui o fluxo que fere qualquer regra que a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) teria. Como o viaduto não foi entregue oficialmente, a Ecovias não pode sinalizar, a Prefeitura também não. Eles dizem que estão num período de testes. Teria que ter alguém monitorando”, disse a chefe do Executivo.

Os principais problemas se encontram nos acessos ao Jardim Casqueiro, principalmente pelas avenidas Brasil e Joaquim Jorge Peralta. Com o grande fluxo de veículos, por diversas vezes formam-se filas nos dois locais, muitas vezes com risco de acidente para entrar ou sair da marginal da Anchieta.

Continua após a publicidade

“Uma situação extremamente constrangedora. Não estamos num horário de pico. Imagina o que é isso de manhã, no horário do almoço e à noite. Essa fila chega a três quilômetros na Avenida Brasil e na Joaquim Jorge Peralta. Isso está causando um transtorno muito grande a toda população”, comentou a prefeita.

Outro problema destacado foi a falta de segurança por causa da ausência de iluminação na marginal.

Continua após a publicidade

“Imagina isso de noite? Não tem iluminação nenhuma. De noite o perigo é ainda maior e estamos lidando com a vida das pessoas. É preciso ter mais responsabilidade. Não dá para trabalhar de maneira isolada, um órgão resolver abrir um viaduto para teste sem comunicar ninguém, sem dizer quais são as saídas, sem iluminação, sem ciclovia, que foi algo que eles se comprometeram em audiência pública. Não tem absolutamente nada”.

Marcia Rosa e a equipe chegaram a bloquear a pista da marginal da Via Anchieta, sentido Santos, onde a prefeita conversou com alguns motoristas. A paralisação da pista chamou a atenção da Polícia Rodoviária, que enviou uma viatura até o local.  A via ficou paralisada por aproximadamente 15 minutos até ser liberada pelo grupo.

Continua após a publicidade

Após a marginal ser liberada, um representante do DER foi até o local da vistoria e conversou com a prefeita. Uma reunião com o órgão foi marcada para hoje . O objetivo é obter respostas quanto aos problemas de tráfego apresentados pela administração municipal, visando diminuir os transtornos para a população.

A Prefeitura também marcou audiência pública para discutir o problema com a população. O encontro será realizado na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, no Bloco Cultural do Paço Municipal.

Continua após a publicidade

Estão sendo chamados para o encontro representantes do DER, Artesp, Ecovias, Sabesp, Cetesb, Ministério Público do Estado de São Paulo, Agência Metropolitana da Baixada Santista, Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, sociedades de melhoramentos, deputados estaduais e federais da região.

As vagas para participação da reunião aberta são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no site da Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br).