O avanço do mar é uma preocupação real e crescente / Divulgação
Continua depois da publicidade
Estudos confirmam que o avanço do mar é uma preocupação real. Em diversas regiões do planeta, áreas costeiras correm o risco de desaparecer para sempre.
Pensando nisso, a reportagem do Diário do Litoral preparou um amplo levantamento de regiões que correm o risco de desaparecer em breve.
Continua depois da publicidade
Vale destacar que todos os casos apresentados são respaldados por estudos científicos e contam com a análise de especialistas na área.
O avanço do mar é uma preocupação real e não se restringe apenas à costa brasileira. Agora, o paraíso turístico de Guna Yala, no Panamá, está sob ameaça.
Continua depois da publicidade
Localizado no Mar do Caribe, o arquipélago é conhecido por suas belezas naturais e paisagens únicas, mas pode perder parte significativa de seu território nos próximos 25 anos. O local é bastante procurado por turistas de todo o mundo. Suas águas cristalinas e a forte presença da cultura local são atrativos que encantam os visitantes.
Com o avanço iminente do mar, modos de vida tradicionais e pilares da economia local correm o risco de desaparecer para sempre. Guna Yala é formado por 365 ilhas e abriga 63 comunidades indígenas. Algumas dessas comunidades, inclusive, já precisaram se mudar para o continente.
Um grupo de pesquisadores da famosa e conceituada Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou as áreas vulneráveis de Niterói, cidade localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro. As previsões não são animadoras e indicam que a orla pode desaparecer do mapa.
Vale ressaltar que todo o trabalho realizado pela equipe foi devidamente publicado na revista científica suíça Coasts.
Continua depois da publicidade
Em suma, o estudo utilizou uma matriz de vulnerabilidade ambiental que mapeou todas as nove regiões do município. Para isso, tanto aspectos ligados à economia quanto à parte ambiental foram considerados.
Todo morador do litoral de São Paulo tem em mente o medo que a região seja tomada pelo mar. No caso do histórico município de São Vicente, esse risco tem um exemplo bem visível.
A famosa Praia do Gonzaguinha tem sofrido com o avanço do mar e a redução de sua faixa de areia desde a fundação da cidade, ocorrida em 1532.
Continua depois da publicidade
De acordo com moradores mais antigos, na década de 1950, era possível armar uma rede de tênis e praticar o esporte sem maiores dificuldades. Atualmente, devido ao espaço bastante reduzido, atividades como corrida e futebol precisam ser adaptadas.
Além da comprovada mudança no tamanho de uma icônica praia da região, uma área nobre de uma cidade do litoral de São Paulo também está sofrendo com a erosão costeira.
A Ponta da Praia, localizada em Santos, vem enfrentando o problema gradativamente, assim como outras localidades da região.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que um estudo indicou que praias do litoral de São Paulo serão engolidas pelo avanço do mar em breve.