Cotidiano

Praia Grande vacina meninos e meninas contra o HPV

Atendimento ocorre nas Usafas e Multiclínicas de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2017 às 16:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A vacinação ocorre para uma faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde / Fotos Públicas

Continua depois da publicidade

Praia Grande está vacinando meninos e meninas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade disponibiliza gratuitamente a dose em todas as unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas, equipamentos que compõem a rede municipal de Atenção Básica. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A vacinação ocorre para uma faixa etária específica, medida estipulado pelo Ministério da Saúde. A dose é aplicada em meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para as meninas, a vacina passa a valer entre jovens de 9 a 15 anos incompletos.

Continua depois da publicidade

A ampliação da vacinação para meninos dessa faixa etária fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.

“A ação também aumenta da proteção para as meninas. Nas próximas décadas, esse trabalho terá impacto no perfil epidemiológica das infecções atribuídas ao HPV em ambos os sexos”, comentou a enfermeira responsável pela imunização, da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Sesap, Bruna Renó.

Continua depois da publicidade

De acordo com instruções do Ministério da Saúde, meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo obrigatório de seis meses entre elas. “Para os adolescentes do sexo masculino que iniciarem a vacinação aos 14 anos, a segunda dose deverá ser com no mínimo seis meses e máximo 12 meses de diferença”, explicou Bruna.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software