Praia Grande utiliza óculos de realidade virtual em ações de educação de trânsito

Item fará parte do projeto Bike Legal, que será lançado na Semana Nacional de Trânsito

Comentar
Compartilhar
06 SET 2019Por Da Reportagem22h33
Ao vestir os óculos, os usuários terão a sensação de estarem montados na bicicleta, pedalando na cicloviaFoto: Divulgação/PMPG

Para alcançar público ainda maior nas ações de educação viária voltadas a ciclistas desenvolvidas em Praia Grande, a Prefeitura vai aliar regras de trânsito e tecnologia a partir do próximo dia 25 de setembro. Na ocasião será lançado o projeto Bike Legal, onde o público em geral poderá embarcar em uma bicicleta fixa e com o uso de óculos de realidade virtual vivenciar situações reais do dia a dia do trânsito. O lançamento faz parte da Semana Nacional de Trânsito 2019, que contará com diversas atividades voltadas à segurança viária, realizada de 18 a 25 de setembro.

Ao vestir os óculos, os usuários terão a sensação de estarem montados na bicicleta, pedalando na ciclovia, e ao longo do trajeto situações vão sendo apresentadas, onde o condutor precisará reagir de forma segura. A ação acontecerá em bicicletas fixadas sobre um tapete, simulando a comunicação visual das ciclovias de Praia Grande.

Dentro da simulação, sobre as imagens reais serão inseridos ícones e elementos de animação (mixed reality), que auxiliarão na compreensão das informações que tornariam o passeio mais seguro. Todo o trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Os vídeos que serão passados durante a ação de realidade virtual, que terão a duração de aproximadamente 3 minutos, foram captados em 360 graus, permitindo que o público possa ver o entorno quando girarem a cabeça e a experiência se torne mais real. As gravações aconteceram no mês de agosto e contaram com a participação da influencer digital Stella Miolo, que conta com trabalho voltado ao uso da bicicleta.

Os óculos de realidade virtual contam com detalhes ricos, cores vibrantes, gráficos em 3D, alto-falantes incorporados ao headset, som climático e imersivo e moldagem por injeção de espuma. As mãos e gestos aparecem na realidade virtual com precisão realista e intuitiva.

Durante o lançamento oficial do projeto Bike Legal, no dia 25 de setembro, os estudantes vencedores do 3º Concurso Cultural de Vídeos da Setran estrearão os óculos de realidade virtual, que depois devem ser utilizados nas atividades de educação viária realizadas diariamente pela Prefeitura em toda Cidade. O local do evento ainda será anunciado.

De acordo com a diretora da Seção de Educação e Segurança do Trânsito, Elaine Fornazieri, o trabalho com o uso de simulações virá a somar às ações já desenvolvidas pela Cidade nesta área. “Praia Grande conta atualmente com a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais do País. Atualmente, são 95,8 km de vias destinadas exclusivamente aos ciclistas. Além do lançamento do projeto Bike Legal, o Município conta ainda com diversas ações voltadas ao público e à educação viária, como os programas Ciclista Cidadão e Escola de Trânsito Móvel, entre outros”, explicou.

Semana Nacional de Trânsito

Este ano, Praia Grande contará com blitze educativas, distribuição de materiais informativos, concurso cultural, além de atividades utilizando óculos de realidade virtual dentro do projeto Bike Legal. O tema da Semana deste ano é “No Trânsito, o sentido é a vida”. Programação completa pode ser conferida no site www.praiagrande.sp.gov.br.

Cidade Amiga da Bicicleta

O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta” graças aos seus trabalhos voltados aos ciclistas. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

São atualmente, 95,8 km de vias voltadas exclusivamente ao uso de ciclistas, entre ciclovias e ciclofaixas, e a Administração Municipal espera que nos próximos meses Praia Grande alcance os 100 km com a entrega de obras de revitalização urbanas como a que está sendo realizadas na Avenida do Trabalhador, entre os Bairros Antártica e Vila Sônia.

Colunas

Contraponto