Praia Grande sorteará 642 unidades habitacionais em janeiro

Participarão 5.504 pessoas. Sorteio será transmitido perla internet

Comentar
Compartilhar
26 DEZ 2018Por Da Reportagem22h00
Sorteio será realizado no dia 18 de janeiro, às 19h30Sorteio será realizado no dia 18 de janeiro, às 19h30Foto: iStock

A Prefeitura de Praia Grande e a Caixa Econômica Federal realizam no dia 17 de janeiro, às 19h30, o sorteio de 642 imóveis de 10 conjuntos residenciais que estão sendo construídos na Cidade. Participarão 5.504 pessoas, inscritas no Cadastro Habitacional do Município. Será publicado edital e também emitida notificação sobre a participação e o endereço eletrônico para acompanhar o sorteio, que acontecerá no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

Durante reunião realizada no Paço Municipal, na última semana que contou com a participação de secretários municipais, representantes da Caixa e da sociedade civil, foi apresentada pelo titular da Secretaria de Habitação (Sehab), Antonio Eduardo Serrano, a metodologia do sorteio, que será eletrônico e transmitido ao vivo no site, Facebook e canal do Youtube da Prefeitura de Praia Grande.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, ressaltou a necessidade de utilizar novas ferramentas para agilizar o processo de sorteio. “Precisamos aproveitar a tecnologia disponível para facilitar a vida de todos.

Pelo método usual seriam cerca de 5 mil pessoas reunidas em um único lugar, o que necessitaria de uma série de ações e o envolvimento de vários setores. O sistema manual seria demorado. Seja por meio de números em um globo ou pegando papéis numa urna, o sorteio de 600 imóveis demoraria horas, muito tempo. Com este novo sistema acontecerá em minutos, sem causar transtornos a ninguém e todos poderão acompanhar ao vivo pela internet”.

As unidades beneficiarão a parcela da população com renda familiar de até R$ 1,8 mil (faixa 1) do Programa Minha Casa Minha Vida. Cada unidade terá, em média, 45m² de área construída, subdivididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O custo da unidade será de aproximadamente R$ 95 mil. As obras dos conjuntos residenciais não estão finalizadas, mas como explicou o titular da Sehab, o objetivo é que os sorteados providenciem a documentação e que, na época da entrega, que deve acontecer ainda em 2019, já estejam aptos à ocupá-las.

“No que se refere ao sorteio, a garantia é que o processo, realizado de forma eletrônica, será justo, transparente e rápido. Todas as ações estão sendo acompanhadas por uma equipe de auditores, formada por membros do poder público e da sociedade civil. Além disso, o computador que será utilizado para o sorteio será alimentado com os dados somente no dia 15. Então será lacrado e protegido na Delegacia Sede de Vila Tupi, até o dia do sorteio”, disse Serrano.

Conjuntos

Os conjuntos residenciais a terem unidades sorteadas são: Sítio do campo 1-A (8 unidades), Sítio do campo 1(4 unidades), Sítio do Campo 1-C (25 unidades), Sítio do Campo II (9 unidades), no Bairro Sítio do campo; Antártica I (8 unidades), Bairro Antártica; Vitória I (152 unidades), bairro Vila Sônia; Jardim Imperador III (90 unidades), Jardim Imperador IV (90 unidades), Jardim Imperador V (128 unidades), Jardim Imperador VI (128 unidades), no Bairro Melvi.