Choveu em Praia Grande 785,5 milímetros, de acordo com dados da Defesa Civil / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
O mês de fevereiro de 2020 é o mais chuvoso da história de Praia Grande desde que a medição começou a ser feita, em 2015. Choveu na cidade 785,5 milímetros, de acordo com dados da Defesa Civil.
A situação não é exclusiva de Praia Grande, pois Santos e São Vicente também registravam novos recordes de chuva.
Continua depois da publicidade
O último mês de fevereiro registrou 916,6 mm em volume de chuvas em Santos, sendo o fevereiro mais chuvoso desde que as medições começaram a ser realizadas, em 1939. A média esperada para o mês, calculada com base no volume de precipitações dos 25 anos anteriores, era de 291 mm.
Foram vários eventos de chuva volumosa e frequente, que geraram muitas ocorrências no município, sendo quedas de árvores e escorregamentos as mais comuns – nenhuma com vítima.
Continua depois da publicidade
Já São Vicente registrou o maior índice de chuvas para o mês de fevereiro dos últimos 67 anos. Ao todo, foram 915,2 mm. O esperado pluviométrico para o período era de 400 mm. A marca superou a do ano passado, que foi de 724,1 mm. O Município está em nível vigente de atenção.
Com o índice elevado de chuvas, a Defesa Civil alerta para o surgimento de trincas ou rachaduras nos imóveis, escoamento de água barrenta nas encostas do morro e alagamentos. Em caso de emergência, o contato é o 199.
Guarujá
Continua depois da publicidade
Em Guarujá, a Defesa Civil informa que o acumulado de chuvas do mês de fevereiro foi de 450 mm, ultrapassando a média prevista para o mês que era de 262,3 mm. Foi o terceiro mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos cinco anos, em 2019 foi registrado 469,5 mm e em 2015: 473,mm.