X

Cotidiano

Praia Grande recolhe 70 toneladas de lixo da orla após ressaca e chuvas

Vídeo com tratores supostamente aterrando lixo na praia não mostra realidade

Da Reportagem

Publicado em 07/02/2020 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A maioria do lixo encontrava-se nas proximidades das comportas dos canais extravasores / Divulgação/PMPG

Desde a manhã da última terça-feira (4), as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) estão retirando manualmente lixo da orla, que foi carregado pela chuva através das galerias de águas pluviais (material descartado em vias públicas que acessa o sistema de drenagem municipal pela chuva). E até o final da tarde de quarta-feira (5), 70 toneladas de itens foram recolhidas pelas equipes. A maioria do lixo encontrava-se nas proximidades das comportas dos canais extravasores (importantes equipamentos para a drenagem municipal, interligados às estações elevatórias).

Os funcionários estão atuando de forma intensificada, em toda extensão da praia, com quantidade de equipes reforçadas. A ressaca da maré também influencia nesta situação, com o aumento do volume de água dos canais.

O procedimento de limpeza no local é: a retirada manual do lixo pelos servidores e depois aterramento do trecho com a areia que foi amontoada pelos tratores. E as pedras dispostas na altura dos extravasores municipais servem para dar estrutura para a areia molhada que fica no trecho.

O lixo encontrado nestes locais é, em grande parte, resultado de descartes irregulares em áreas públicas, por isso, a Administração Municipal conta com a ajuda da população para que não ocorra esse tipo de ação, e disponibiliza diversos serviços de limpeza como a Coleta de Lixo Domiciliar regularmente, a Coleta Seletiva (que acontece 3 vezes por semana), projeto Rapa Treco semanalmente e as unidades Ecoponto.

Vídeo

Na última quarta-feira (5) começou a circular na rede um vídeo amador que mostrava tratores supostamente levando areia até as proximidades de um extravasor com lixo no entorno, dando a entender que os itens tinham sido aterrados no local. Porém, a Sesurb apurou no final da tarde que o vídeo não retratava a realidade e a gravação se encerrava justamente quando os tratores finalizam somente a ação de juntar a areia. Tanto é que, em retorno ao trecho citado, não foi encontrado nenhum material sob a areia depositada no local.

O diretor da Divisão de Manutenção de Vias, Marcos Romulo Silveira Almeida, esteve no local e explicou o trabalho. “Diferentemente do que possam dizer, a limpeza é realizada pelos funcionários que com equipamentos de EPIs e com o apoio de alguns maquinários retiram esses lixos que ficam presos nas pedras e na areia molhada e, somente após tudo limpo, os tratores jogam areia no local, para deixar o trecho mais nivelado”.

Ouvidoria

A Administração Municipal salienta ainda que caso a população verifique alguma irregularidade ou queira solicitar algum serviço público pode entrar em contato através da Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162, formulário online no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br ou pelo aplicativo de celular “Ouvidoria Praia Grande” para que as providências necessárias sejam tomadas o quanto antes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter