Praia Grande recebe 3 mil doses da vacina de Oxford

Município segue vacinando os profissionais da saúde que atuam na linha de frente

Comentar
Compartilhar
26 JAN 2021Por Da Reportagem18h09
Os demais colaboradores da área da saúde que não compõem a linha de frente também serão vacinados conforme forem chegando mais dosesFoto: Fred Casagrande/PMPG

Praia Grande recebeu, nesta terça-feira (26), novas doses de vacina contra a covid-19. São 3.120 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, obtidas por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Esse novo lote vai dar prosseguimento à vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao combate à covid-19. No dia 20 de janeiro, a cidade já havia recebido 4.200 da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil, pelo Instituto Butantan.

"Nesse momento, aqueles que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, como por exemplo pronto-atendimento, urgência e emergência, Unidades de Saúde da Família (Usafas) e UTIs, são os que estão recebendo a vacina. Assim que novas doses chegarem, todos os profissionais da saúde serão vacinados e na sequência os outros grupos prioritários", explica a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

De acordo com o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, os profissionais da linha de frente da rede pública e privada estão sendo vacinados dentro de suas próprias unidades de trabalho. “Já foram vacinados aproximadamente 1.300 profissionais e a vacinação continua ao longo da semana”, explica.

Os demais colaboradores da área da saúde que não compõem a linha de frente também serão vacinados conforme forem chegando mais doses, e por isso, devem aguardar orientação da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

A população indígena do Município já recebeu a primeira dose da vacina, através da equipe da Vigilância Epidemiológica que aplicou nos índios maiores de 18 anos da Aldeia Tekoá Mirim, nessa segunda-feira (25). Foram vacinados 20 indígenas.

Polos de vacinação - Os polos de vacinação estão sendo montados para a segunda etapa da Campanha que tem previsão de início no dia 8 de fevereiro, com o primeiro grupo de idosos que são as pessoas acima de 75 anos, conforme o cronograma estabelecido e a chegada de mais doses. A Sesap esclarece que o cronograma estabelecido é apenas uma previsão e que pode ser alterado de acordo com o envio das doses e das diretrizes do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo, sendo:

Primeira Fase:

20/01- Início da vacinação para os povos indígenas e profissionais da saúde
08/02 - Início da vacinação para pessoas acima de 75 anos
15/02- Início da vacinação para pessoas acima de 70 anos
22/02- Início da vacinação para pessoas acima de 65 anos
01/03- Início da vacinação para pessoas acima de 60 anos