Praia Grande oferece cerca de 130 mil refeições diárias nas escolas públicas

Tema foi debatido pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE)

Comentar
Compartilhar
17 JUL 2019Por Da Reportagem16h01
O serviço segue rigorosamente as determinações do Programa de Segurança Alimentar do Governo FederalFoto: Divulgação/PMPG

A Prefeitura de Praia Grande oferece cerca de 130 mil refeições diárias durante o período letivo para os alunos dos ensinos Infantil, Fundamental I e II, Médio e de Jovens e Adultos (EJA) das 100 escolas públicas (estaduais e municipais) da Cidade. O desenvolvimento deste serviço foi um dos temas debatidos durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). 

As refeições preparadas todos dias são elaboradas pela equipe técnica de nutricionista de Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande. O serviço segue rigorosamente as determinações do Programa de Segurança Alimentar do Governo Federal.

Na reunião do CAE foram abordadas também as novas normas sobre o cardápio escolar diferenciado para cada tipo de restrição alimentar estipulada no Programa. Praia Grande já realiza este tipo de serviço. 

Outra exigência do Governo Federal é a inclusão de frutas nas refeições dos estudantes do ensino Técnico. Também está sendo ajustada a quantidade de açúcar e doces ofertados no cardápio de todas as modalidades de ensino. Vale ressaltar que a Administração Municipal já proporciona aos alunos a quantidade de doces referendada pelas responsáveis técnicas habilitadas e, desta forma, supre com o percentual mínimo de 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos. 

Aprovado - A moradora do Bairro Mirim, Hellen Luana Cordeiro de Sousa, tem uma filha matriculada na rede pública da Cidade e elogiou as refeições oferecidas pela Administração Municipal. A jovem fica na unidade escolar por mais de cinco horas, de segunda a sexta-feira.

“Considero o cardápio oferecido na escola totalmente adequada aos estudantes. Existe um mural com a refeição que será oferecida na escola e confiro com minha filha se ela está comendo o que está descrito no cartaz. A Prefeitura de Praia Grande está de parabéns, pois a alimentação oferecida é extremamente saudável, tem tudo o que minha filha precisa como proteína e cálcio, dentre outros nutrientes. A comida feita pelas tias da merenda está aprovada. Minha menina não é de comer qualquer coisa e na escola ela come toda a merenda”, comenta Hellen. 

A munícipe Cássia Lima Freire também fez questão de ressaltar a qualidade do cardápio das escolas públicas de Praia Grande. Seu filho recebe refeições elaboradas especialmente para ele, pois o menino possui restrições alimentares.

“Vimos que nosso filho está mais calmo. A equipe responsável pelo cardápio inseriu na refeição dele açúcar orgânico, devido às restrições alimentares que ele apresenta. A dieta nutricional realizada na escola e em casa está tornado a rotina dele mais animada. Nosso filho vai para a escola com muita energia e vontade de estudar”, relatou Cássia. 

O presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Rodrigo Maia, acredita que o trabalho realizado pelos profissionais da Administração Municipal colabora para que as crianças se mantenham saudáveis. “Durante as visitas de fiscalização e orientação realizados pelos membros do CAE, temos visto que o cardápio está sempre de acordo com o Programa do Governo Federal. Além disso, meus filhos estudam em escola pública e converso com eles sobre a merenda escolar. Sempre me dizem sobre a cardápio saudável que recebem na escola e em casa eu mantenho essa alimentação”, ressaltou o presidente.

Casa dos Conselhos -  – Importante equipamento municipal, a Casa dos Conselhos de Praia Grande integra diversos públicos e tem como finalidade promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. O espaço, implantado pela Prefeitura de Praia Grande, foi inaugurado em 2017.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), além dos programas SuperEscola e o Conviver. O Vivência Tupi está situado na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi.

Colunas

Contraponto