SEDUC

Praia Grande inicia Mutirão de Cirurgias Eletivas Ginecológicas

Procedimentos serão realizados no Hospital Irmã Dulce em horários alternativos

Comentar
Compartilhar
12 JUL 2019Por Da Reportagem21h45
Os pacientes que aguardam a realização de cirurgia geral também terão atendimento em caráter de mutirãoFoto: Elza Fiúza/Agência Brasil

No domingo (14), a Sesap (Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande) realiza mutirões de cirurgias eletivas ginecológicas (não emergenciais).

As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Irmã Dulce em horários alternativos, de maneira a não comprometer os procedimentos já realizados na rotina da instituição. Neste dia serão operadas oito pacientes.

Os pacientes que aguardam a realização de cirurgia geral, como hérnias umbilical, inguinal e colelitíase também terão atendimento em caráter de mutirão durante o final de semana. “No dia 13, sábado, 10 pessoas serão operadas. Esta é a terceira etapa do mutirão de cirurgia geral”, explica o secretário de Saúde, Cleber Suckow Nogueira.

A rotina do Centro Cirúrgico, que inclusive conta com novos aparelhos de ar-condicionado, bem como todas as áreas essenciais do Hospital, não será afetada com o Mutirão. “Nós estudamos os dias e horários em que o Centro Cirúrgico tinha espaços na agenda e, dessa forma, vamos realizar as cirurgias sem mudar a rotina diária do Hospital”, disse a coordenadora.

De acordo com o secretário da pasta, os investimentos na área da Saúde não param de crescer. “A Administração Municipal têm investido maciçamente na Saúde Pública, tanto na Atenção Básica quanto nas especialidades médicas e hospitalares”, explica.

Investimentos

Mais de R$ 30 milhões estão sendo disponibilizados para todos os setores da área.

Na urgência e emergência, além da entrega da nova base do Samu, no Bairro Boqueirão, 10 novas ambulâncias foram entregues em maio de 2019. Os pronto-socorros estão recebendo novos equipamentos como macas, camas, monitores cardíacos, aparelhos de imagem de última geração e também estão sendo realizados manutenções e reformas prediais e estruturais.

O Hospital Irmã Dulce, além de receber modernos equipamentos cirúrgicos e hospitalares, também conta com manutenção, reparos e pequenas reformas, além de instalações de equipamentos de ar-condicionado, televisores, ventiladores para total conforto dos pacientes. Já está em fase final o estudo para a ampliação dos leitos do Hospital e da Maternidade e total reestruturação da unidade.

A Atenção Básica do Município, que conta com 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e atende 100% da população, também será beneficiada com novos equipamentos, reformas das unidades, além da construção de três novas unidades: no Bairro Princesa (já em andamento) e nos Bairros Guilhermina e Aviação (em fase de projeto).