X

Cotidiano

Praia Grande criará quase mil novas vagas para turmas de creche

Seduc amplia unidade e adequa outros dois prédios para atender demanda

Da Reportagem

Publicado em 12/03/2020 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com as novas vagas, esse número salta para 10.514 crianças atendidas / Divulgação/PMPG

A Secretaria de Educação (Seduc) se prepara para oferecer mais 894 novas vagas para turmas de creche. A ampliação no atendimento beneficiará alunos residentes nos bairros Boqueirão, Esmeralda e Sítio do Campo. Para tanto a pasta municipal realiza a revitalização da EM João Batista Resine Alves, mais a adequação de dois prédios onde funcionavam o Centro de Apoio a Família do Educando (Cafe) Sítio do Campo e o Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi (Ceesmag).

Atualmente, 9620 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino em turmas de creche, com idade de 0 a 3 anos. Para atender a essa demanda, a Secretaria de Educação conta com 33 escolas de Educação Infantil. Com as novas vagas, esse número salta para 10.514 crianças atendidas.  A Administração Municipal prevê fazer a entrega dos novos espaços ainda no primeiro semestre deste ano.

Dos três prédios que passam por serviços, a revitalização da EM João Batista Resine Alves está em fase mais adiantada. Só na unidade, a pasta municipal criará 358 novas vagas para berçários. Situada no Bairro Esmeralda, a EM já conta com 2.129,38 metros quadrados de área construída e com o espaço que está em fase de construção, passará a ter 2.748,30 metros quadrados. 

No local, a Seduc está construindo quatro berçários, dois solários, duas áreas para banho, um lactário. Além disso, as obras compreendem a troca de 145 metros de cobertura de policarbonato por marquises que interligam os portões de entrada até as dependências internas.

Outro trabalho realizado diz respeito a adequação da quadra com novos acessos. O espaço será dividido com uma nova sala de atividades e mais um refeitório para atender as necessidades dos alunos. A Seduc também executa serviços nas instalações elétricas e vãos de acesso/ligação, visando reforçar o sistema de segurança contra incêndio e, assim, deixar a unidade nos padrões para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Adaptações

Além da ampliação da EM João Batista Resine Alves, a Prefeitura de Praia Grande se prepara para contar com duas novas escolas. A Seduc executa obras de adaptação nos prédios onde funcionavam o Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Sítio do Campo e o Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi (Ceesmag), no Boqueirão. Quando terminadas, as duas unidades atenderão 536 novos alunos em turmas de Educação Infantil.

As obras no antigo Cafe Sítio do Campo estão a todo vapor. Para atender as necessidades dos alunos que estudarão na unidade, a Secretaria de Educação (Seduc) alterou a posição da cozinha otimizando o espaço. Além disso, a pasta municipal executa a construção de quatro berçários, quatro solários, duas áreas para banho, despensa e lactário. O que totaliza 371,83 metros quadrados de área construída.

Na parte administrativa, a Seduc realiza obras para que o local conte com sala da direção, secretaria, depósito, área de serviço, depósito de material de limpeza (DML), copa e banheiro para os funcionários. Além disso, a unidade recebe serviços de adequação nos sanitários masculino e feminino e também nas instalações da parte elétrica e hidráulica para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O espaço ainda passa pelo serviço de troca de revestimento e pintura na parte interna e externa, para os padrões dos prédios da Secretaria de Educação. Quando estiver em funcionamento, a nova unidade terá capacidade de atender até 230 crianças, com idades de 0 a 3 anos, em turmas de Berçários I, II e III. 

Mais vagas

Situado na Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão, o prédio onde funcionava o Ceesmag também passará por adequações para mais uma vez receber alunos da rede municipal de ensino. Antes de ganhar novo espaço na Rua Cornélio Procópio, a EM Manoel Nascimento Junior operava no lugar. A Seduc aguarda o encerramento dos trâmites para iniciar os serviços na unidade. O local terá capacidade para atender 306 alunos com idades de 0 a 3 anos, em turmas de Berçários I, II e III.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter