X
Cotidiano

Praia Grande completa 50 anos de emancipação

Entre os eventos programados para festejar a data as entregas de equipamentos públicos são os principais destaques

Aniversário da cidade é marcado por entregas de obras públicas e melhorias nos equipamentos / Rodrigo Montaldi/DL

A programação tem início às 9 horas, na Praça dos Emancipadores, no bairro Boqueirão, com a solenidade cívica que homenageará 17 instituições, entidades, organizações e empresas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade, e entrega da medalha comemorativa do cinquentenário do município. Na ocasião ainda ocorrerá o lançamento do livro ‘História e Traços de Praia Grande’, que descreve em suas páginas o projeto que leva o mesmo nome da publicação, onde foi registrada a história da cidade por meio de imagens representativas do cotidiano, das permanências e transformações do espaço urbano, sua relação com a comunidade local, apresentados em arte em grafite na entrada da cidade.

A comemoração segue com a abertura do ‘1º Programa Praia Acessível – Esporte para Todos’, ação em parceria entre Administração Municipal e Governo do Estado, na praia do bairro Guilhermina, que oferece gratuitamente à pessoas com deficiência atividades de vôlei, surfe, handbike (bicicleta de mão) e frescobol adaptados e promove a utilização de cadeiras anfíbias para um banho de mar seguro. O programa atenderá na Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898 (no Quiosque da Praia do Bairro Guilhermina).

A terceira etapa das obras de revitalização do Centro Expandido do Boqueirão também será entregue. Os trabalhos foram realizados no quadrilátero delimitado pelas Avenidas Costa e Silva, São Paulo, Castelo Branco e Rua Oswaldo de Oliveira, totalizando 1,9 km de vias. O investimento total do projeto, que prevê 9 quilômetros de vias beneficiadas, é de cerca de R$ 15 milhões, sendo R$ 12,5 milhões do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e o restante do município.

A Escola Técnica Estadual de Praia Grande (Etec) receberá um novo prédio, no bairro Guilhermina, que abrigará o ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio), seguindo os mesmos moldes do que já existe na Etec de Praia Grande (extensão Maracanã) com cursos de qualificação profissional de nível técnico.

A revitalização do entorno do Emissário também faz parte da celebração. O local recebeu um deck, academia para melhor idade e paisagismo. Dois murais confeccionados pelo artista Erick Wilson, pelo projeto Gigantes do Mar, valorizam ainda mais o ambiente com o desenho de uma onda gigante e um ambiente recifal. Para receber a arte e dar uma sensação mais realista, foi implantado um jardim temático com pedras e plantas rasteiras, tratamento paisagístico e pontos de iluminação. No local, ainda serão realizadas diversas atividades de conscientização ambiental para moradores e turistas. O Emissário Submarino fica na Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Xavantes, bairro Tupi.

Para encerrar a festa, Luan Santana cantará grandes sucessos no palco montado no Kartódromo Municipal ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos (Av. Luiz Arikawa, nº 84 – Sítio do Campo). Com ingressos esgotados, o local deverá receber um público de mais de 20 mil pessoas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Brasil fecha fronteiras para 6 países por conta de nova variante

Variante Ômicron preocupa autoridades sanitárias

Política

Segunda Turma do STF manda Curitiba desbloquear bens de Lula na Lava Jato

Pelo placar de 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta sexta-feira, 26, o desbloqueio de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software