Cotidiano

Praia Grande: cadastro de animais e microchipagem transformam cidade do litoral de SP

Eventos do gênero já têm agenda. O Diário do Litoral te mostra histórias, exemplos e também o cronograma

Igor de Paiva

Publicado em 06/12/2025 às 23:20

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Torcedor do Santos, o aposentado Wilson Roberto dos Santos apelidou o seu cachorro de Neymar, em homenagem ao craque santista. Com dois anos, o peludo é seu amigo inseparável. Juntos eles passeiam, correm, 'pedalam'. "Ele é meu grude. Meus filhos foram em / Divulgação

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O aposentado Wilson Roberto dos Santos, torcedor apaixonado do Santos, encontrou uma forma carinhosa de homenagear seu ídolo: batizou seu cachorro de Neymar. Aos dois anos, o peludo virou seu companheiro inseparável. Juntos, eles passeiam, correm e até “pedalam”.

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“Ele é meu grude. Meus filhos já saíram de casa, então somos só eu, minha esposa e ele. É meu parceiro para tudo: caminhada, corrida, qualquer passeio. Às 6 da manhã ele já está me chamando para sair”, conta Wilson, rindo

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E, agora, Neymar também está protegido, pois recebeu um microchip de identificação, ajudando a localizá-lo em caso de necessidade.

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Isso foi possível, pois nesta quinta-feira (31) a dupla esteve na feira livre do Espaço Alvorada, no Bairro Quietude, e teve acesso ao trailer do Projeto Pet PG Chip, uma iniciativa inovadora de orientação e bem-estar animal desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande.

Wilson e seu pet foram atendidos pela equipe da Secretaria de Saúde, que realizou o cadastro no sistema nacional de animais domésticos Sinpatinhas (https://sinpatinhas.mma.gov.br), e colocou o microchip em Neymar.

Tudo gratuito. “Eu fiquei sabendo pela minha filha. Como ele não tinha o microchip e aqui ele receberia de graça, eu trouxe. É muito bom, pois caso ele se perca, ou se for atropelado, vai ter a identificação para nos achar”, completa.

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Esse foi apenas o início das atividades do Projeto Pet PG Chip, que levará gratuitamente para os bairros (veja o cronograma abaixo) microchipagem, cadastro de animais domésticos e orientações sobre saúde animal, democratizando o acesso a esses serviços para a população e seus pets. Uma vez por semana, o veículo ficará estacionado em uma feira livre da Cidade e estará disponível para atendimento à população. Inicialmente, a iniciativa ficará restrita às feiras confinadas, podendo ser ampliada para as demais posteriormente.

Uma equipe de veterinárias acompanha o trailer e faz a microchipagem dos animais. Enquanto isso, o time administrativo efetua o cadastro dos bichinhos. Durante os atendimentos, também são esclarecidas dúvidas do público sobre saúde animal e os serviços oferecidos pelo Munícipio.

“A microchipagem é colocada com uma seringa semelhante a uma vacina, o microchip é aplicado na região dorsal por meio de uma agulha um pouco mais grossa que a da vacina. Para realizar a microchipagem é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF, bem como trazer o cão em uma guia e o gato em uma caixa de transporte”, explica a médica veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha.

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Quem também aproveitou para colocar a identificação no seu pet foi a dona de casa Maria Dolores Arena Thomaz. Ela estava fazendo compras na feira e ouviu uma pessoa comentando do projeto, o que a fez imediatamente buscar a pequena Mel de 10 meses para receber o microchip. “É muito importante, porque se você perder o cachorro em algum lugar, você pode achar, a pessoa que encontrar ela pode ir num pet shop, numa clínica veterinária e localizar pelo chip onde eu moro. Não pode ficar sem”, enfatiza.

A localização é um dos objetivos desse projeto. Além disso, a microchipagem e o cadastro permitirão também que o poder público conheça e quantifique os animais existentes no Município, saiba como eles estão distribuídos no território, quantos estão castrados e vacinados. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o bem-estar dos pets praia-grandenses.

“A ideia é tirar os animais da invisibilidade, reunindo dados essenciais para o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal, como castração, vacinação e ações de enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos. Sem dados, não há política pública, a microchipagem dos animais de Praia Grande é um passo essencial para garantir que cada animal seja visto, cuidado e protegido com responsabilidade e respeito”, destaca a diretora da Divisão de Controle de População Animal da Sesap, Tissiana Ortiz.

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Microchip

O microchip dedicado aos pets é pequeno, do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele, na região do dorso. Ele armazena diversas informações do animal e do seu tutor, possibilitando que os animais perdidos sejam mais facilmente localizados e devolvidos aos seus tutores. Além disso, pode auxiliar em casos de abandono, maus-tratos ou roubo ao facilitar o acesso ao responsável pelo animal.

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Essa tecnologia funciona por radiofrequência e é ativada por um leitor específico, não possuindo bateria nem sistema de rastreamento GPS. Sua leitura ocorre através de um scanner compatível. Seu trunfo é armazenar um número único de identificação que é vinculado a um banco de dados com informações do animal e do tutor, agilizando não só a devolução de animais perdidos, como o acompanhamento do histórico vacinal, o controle de zoonoses e o rastreamento em casos de abandono.

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O microchip é também um comprovante legal de posse, exigido em viagens internacionais, além de facilitar os processos de adoção e resgate, sendo uma ferramenta segura, eficaz e altamente recomendada para promover a saúde pública e o bem-estar animal.

A leitura do microchip pode ser realizada em qualquer estabelecimento que possua o leitor, sejam eles clínicas veterinárias, organizações não-governamentais ou protetores de animais. É possível também acionar a Divisão de Saúde Ambiental pelos telefones 3496-5275/3496-1413. Nesse caso, uma equipe irá até o local para fazer a leitura do microchip e sua identificação.

Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima, o Projeto Pet PG Chip cumpre uma Ordem de Serviço do prefeito Alberto Mourão no que se refere à proteção e posse responsável dos animais. “Nossa gestão tem fortalecido esse cuidado, com olhar especial para os pets, e a partir de agora, vamos percorrer as feiras livres da Cidade fazendo a microchipagem dos animais, para identificar corretamente junto ao seu tutor, quantificar e controlar a população animal do nosso Município”.

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Agenda

08/08 – Espaço de Eventos – Vila Sônia

 

14/08 – Espaço de Eventos – Samambaia

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19/08 – Espaço de Eventos – Sítio do Campo

 

24/08 – Espaço de Eventos – Caiçara

 

02/09 – Espaço de Eventos – Antártica

 

12/09 – Espaço de Eventos Xixová – Canto do Forte

 

20/09 – Espaço de Eventos – Real

 

27/09 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão

Outras ações

 Essa iniciativa é o pontapé inicial de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Praia Grande voltadas à causa animal. Entre elas está a ampliação das castrações de cães e gatos e a criação do pronto-atendimento pet.

Serviço de destaque na Cidade é a oferta de cirurgias gratuitas de castração de cães de gatos. A Sesap prevê um incremento de recursos neste segundo semestre para essa atividade, proporcionando a expansão para mais de 2 mil procedimentos previstos em 2025.

O serviço deve ser solicitado nas Unidades de Saúde da Família (Usafa), sendo executado por clínicas veterinárias credenciadas junto à Administração Municipal e que estão espalhadas em pontos estratégicos da Cidade.

Para ter acesso à castração, o munícipe deve procurar a Usafa em que está cadastrado com os seguintes documentos: cartão do posto, documento do responsável do animal e, em casos de beneficiários de programas sociais, o número do NIS (Número de Identificação Social).

As informações são encaminhadas para a Sesap, que direciona os dados dos animais para as clínicas veterinárias credenciadas, buscando sempre a mais próxima possível da residência do munícipe. Em seguida, as empresas fazem o contato com o tutor para agendar a data da castração com a microchipagem.

Quem tiver dúvidas sobre o serviço pode entrar em contato por mensagem pelo número 3496-1413, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

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