Praia do Gonzaguinha terá nova iluminação

Equipes iniciaram a concretagem de 20 das 37 bases que darão sustentação aos novos postes no Deck do Pescador

Comentar
Compartilhar
23 OUT 2019Por Carlos Ratton07h30
A Prefeitura começou ontem de manhã a demarcar o solo para a implantação da nova iluminaçãoFoto: Nair Bueno/DL

A Prefeitura de São Vicente começou ontem de manhã a demarcar o solo para a implantação da nova iluminação da Praia do Gonzaguinha.

O projeto será igual ao realizado na Praia do Itararé. As equipes de obras já iniciaram a concretagem das primeiras 20 bases, de um total de 37, que darão sustentação aos novos postes no Deck do Pescador.

Os 37 postes, que garantirão iluminação mais eficiente e com custo 80% menor, contarão com topo de luminária dupla de Led.

A previsão é de que, até a próxima semana, equipes da RT Energia, empresa responsável pela realização do serviço, inicie a instalação dos primeiros 20 postes na área do Deck do Pescador, um dos cartões postais de São Vicente.

Atualmente, a RT Energia está elaborando uma planilha de custos, após ser incluído ao projeto original a instalação do novo modelo de iluminação em toda a área da Praia dos Milionários. A previsão é de que todo o circuito seja entregue no início de janeiro.

EXTENSÃO.

"Estamos demarcando onde passarão os dutos subterrâneos. Vai do Deck do Pescador até a Rua 11 de junho, passando por trás dos prédios, cobrindo toda a extensão da praia do Gonzaguinha, envolvendo faixa da areia, calçadão e avenida", completou o prefeito Pedro Gouvêa.

Segundo o prefeito, além do ganho de segurança, a nova iluminação já está proporcionando uma economia de até 80% nas contas de energia do Município relacionadas à orla.

"A praia é o local mais democrático da cidade. Com a iluminação, estamos retomando a vida noturna. Pessoas, dos mais diversos bairros, estão voltando a passear, fazer caminhadas, pedaladas, enfim. Segurança é responsabilidade do Estado, mas São Vicente está fazendo sua parte, reurbanizando praças e praias", afirma.

ITARARÉ.

A Praia do Itararé conta com 100% do novo sistema de iluminação, com lâmpadas de Led, funcionando. Com 13 circuitos, distribuídos da subida/descida da Ilha Porchat até a divisa com Santos, o sistema já está em funcionamento. Os 13 circuitos receberam torres de iluminação de 5, 10, 15 e 18 metros de altura (distribuídos de forma estratégica para melhorar a iluminação).

Ao todo, são 1.487 lâmpadas de Led.

RECURSOS PRÓPRIOS.

A revitalização é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), a partir de recursos próprios, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Foram gastos no Itararé de R$ 8.147.874,74.

"Na faixa da areia já podem ser realizadas diversas atividades. Estamos fazendo playgrounds e uma praça na faixa de jardins, para que as pessoas possam usar patins, skates, enfim".

O prefeito completa: "O campo de futebol foi totalmente reformado e gradeado. Estamos fazendo quadras de beach tênis. É um novo momento da Cidade. O turista ganhará espaços bons para se divertir na temporada e o vicentino o ano todo".

Finalizando, Pedro Gouvêa fez questão de enfatizar que os projetos de iluminação não contemplam apenas as praias, mas também as principais avenidas e praças da área insular e continental do Município.