X

Cotidiano

Praia do Canto do Forte ganhará Espaço Kids

Obra no local está sendo concluída e inauguração deve acontecer nas próximas semanas

Da Reportagem

Publicado em 28/07/2020 às 16:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os Espaços Kids poderão ser utilizados gratuitamente por crianças de até 7 anos de idade / Divulgação/PMPG

O calçadão da orla do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande, terá um novo atrativo a partir das próximas semanas com a inauguração do Espaço Kids que está sendo construído no local. A construção do equipamento, que terá a forma de um castelo de areia gigante, está em fase final e a inauguração deve acontecer de forma virtual em data ainda a ser definida, com transmissão ao vivo através do Facebook da Prefeitura (www.facebook.com.br/prefeiturapg), devido às ações de prevenção ao coronavírus.

No total, a orla terá 6 Espaços Kids. Além da unidade do Canto do Forte, que já está em fase final de acabamento, as obras nos equipamentos nos Bairros Aviação e Ocian foram iniciadas em junho e estão atualmente a todo vapor. A previsão é que nos próximos dias as construções das unidades Tupi e Guilhermina também sejam iniciadas. E, em uma nova etapa, os trabalhos também começarão no Bairro Caiçara. A ação está sendo executada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Os Espaços Kids poderão ser utilizados gratuitamente por crianças de até 7 anos de idade. Dentro e fora dos espaços serão instalados playgrounds, piso emborrachado, além de mesas interativas e jogos educativos. Todas as unidades contarão com banheiros, recepção e o atendimento será realizado por funcionários capacitados. As unidades terão área total de 120 a 121 m² e os equipamentos estão sendo feitos de concreto e terão detalhes em fibra de vidro, malhas de ferro e poliestireno expandido.

O grande diferencial dos equipamentos é que no lado externo cada um terá uma temática diferente, com decorações específicas, algumas simbolizando o bairro no qual os Espaços Kids estarão instalados.

De acordo com o prefeito Alberto Mourão, os locais devem se transformar em pontos turísticos após o período de pandemia do coronavírus, especialmente por explorarem a vocação de cada bairro. “Inicialmente, todos teriam a temática do cupcake, mas então percebemos que seria mais interessante esses equipamentos variados. É um espaço exclusivo para crianças, onde os responsáveis poderão futuramente deixá-las por um intervalo de tempo enquanto aproveitam a orla. O Espaço Kids terá uma série de atrações divertidas e educativas para os pequenos”.

Temas

A unidade do Bairro Canto do Forte está sendo instalada entre as Ruas Heitor Sanches e Xixová e terá o formato de um gigante castelo de areia, com fachada de aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura. A ideia do castelo é remeter à Fortaleza de Itaipu.

O Bairro Guilhermina também ganhará uma unidade, na altura da Rua João Sampaio, próximo do Espaço Multiuso onde é realizada a feira de artesanato, de lanches e doces do local. A área kids no trecho terá o formato de um cupcake gigante e bem colorido de 6,5m de altura.

Homenageando o contexto aeronáutico do Bairro Aviação, o Espaço Kids do local terá o formato de um portal, com uma réplica lúdica de aproximadamente 6 metros de um avião monomotor. O equipamento será instalado na altura da Rua Bartolomeu Dias.
A área da Cidade com mais homenagens ao povo indígena, o Bairro Tupi, terá um Espaço Kids que representará a oca de um índio com 6,5m de altura e estará localizado na orla, entre as Ruas Uirapuru e Presidente Sarmiento.

No Bairro Ocian, tema oceânico será lembrado com um Espaço Kids em formato de conchas gigantes, com diversos detalhes do fundo do mar. O equipamento terá uma fachada de aproximadamente 16 metros e 6,5 metros de altura e ficará na altura da Rua Afonso Chaves.

E, por fim, o Bairro Caiçara ganhará um Espaço Kids na altura da Praça Jornalista Geraldo Ferraz, próximo à Rua Salvador Molinari. O trecho já passou por revitalização nos últimos anos, ganhando nova iluminação, playgrounds e se tornando uma área de lazer para que as pessoas possam curtir muito mais que somente a faixa de areia. No local, o Espaço Kids terá o formato de um gigante cupcake.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter