Moradores já não suportam mais a inoperâncias da Sabesp, Cetesb e Prefeitura / Rodrigo Montaldi/DL
Continua depois da publicidade
Em pleno feriado prolongado, um velho problema volta a incomodar moradores e turistas de Guarujá: o despejo de esgoto na Praia de Pernambuco em virtude ao rompimento de uma tubulação da Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O problema foi denunciado no feriado anterior (1º de Maio – Dia do Trabalho) e a Sabesp informou que resolveria a questão, mas o esgoto continua pela rua e atingindo a praia. O forte cheiro de esgoto é sentido até mesmo dentro da água.
Continua depois da publicidade
Outra questão que já virou rotina ocorre nas ruas próximas ao Mar Casado, também na Praia de Pernambuco.
Os moradores revelam que é só chover que os problemas aumentam. Os canos entopem e o esgoto transborda para dentro das residências.
Continua depois da publicidade
Procurada, a Sabesp resumiu que as intervenções do sistema do entorno da Praia de Pernambuco são “consideradas de alta complexidade devido à profundidade das tubulações” e que somente em 10 dias resolverá a questão.
A resposta da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, empresa que deveria fiscalizar a Sabesp, também não foram satisfatórias.
Continua depois da publicidade
Primeiro respondeu que a ‘demanda’ teria que ser encaminhada à Sabesp. Depois, que a denúncia seria encaminhada à Agência Ambiental de Santos para saber se alguma medida foi tomada e, por fim, recomendou informar a Prefeitura de Guarujá.
Procurada, a Secretaria de Operações Urbanas de Guarujá informou que “vistorias serão realizadas na próxima semana visando à avaliação de todos os problemas do local. Após esta avaliação, os trabalhos serão agendados e executados pela equipe da Regional que atende o bairro”.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta que notificará a empresa Sabesp para fazer os reparos necessários na rede de esgoto.
Continua depois da publicidade