Cotidiano

Praia da Enseada e Canal de Bertioga estão sob ameaça com avanço do mar

Mapa interativo da organização Climate Central mostra o impacto de diversos fenômenos naturais e destaca a elevação do nível do mar

Ana Clara Durazzo

Publicado em 05/07/2025 às 06:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pontos turísticos como a Praia do Sorocotuba, a Piscina Natural e o Mirante da Ponta da Santa também devem sofrer degradação / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

O avanço do mar é uma preocupação real para os moradores de todas as cidades do mundo e no litoral de São Paulo a situação não é diferente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para ajudar a compreender esse cenário, a organização Climate Central disponibilizou um mapa interativo que mostra o impacto de diversos fenômenos naturais e destacando a elevação do nível do mar nas próximas décadas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mar engole Santos: projeções mostram cenário devastador até 2150

• Avanço do mar ameaça apagar partes de Praia Grande do mapa, mostra estudo

• Guarujá sob risco: avanço do mar pode apagar bairros e praias famosas; veja relação

Para o professor do Instituto Oceanográfico da USP, Eduardo Siegle, a elevação do nível do mar acontece de forma ampla, ou seja, todo o litoral será afetado. Algumas regiões, em função de variações locais no aporte de sedimentos, por exemplo, podem sentir esses efeitos de forma diferente.

É importante ressaltar, entretanto, que os estudos colocam alguns lugares como ponto de atenção, mas todo litoral sofre com essa questão. 

Continua depois da publicidade

O modelo elaborado pela Climate Central parte do pressuposto de que os níveis de poluição permanecerão os mesmos observados nos dias atuais. Caso esse índice aumente, a velocidade com que o mar avançaria sobre o litoral paulista seria ainda maior.

Para entender a gravidade da situação, o Diário do Litoral analisou os dados específicos sobre a cidade de Bertioga.

Veja também a história praia do litoral brasileiro que está sendo gradualmente engolida pelo mar.

Continua depois da publicidade

Caso a quantidade de poluição continue nesta linha, em 2030, a cidade de Bertioga terá áreas ao redor dos rios Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba como principais pontos de impacto, além de trechos do Canal de Bertioga. O litoral ainda apresentará áreas menos comprometidas, com impactos pontuais.

No entanto, até 2150, a situação se tornará crítica. A área da balsa Bertioga-Guarujá será duramente afetada, assim como toda a Enseada de Bertioga. Regiões próximas aos rios Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba estarão praticamente submersas, e todo o litoral do município sofrerá com a invasão do mar e a intensificação da poluição.

Caso a quantidade de poluição aumente de maneira desenfreada, em 2030, a região do Rio Guaratuba será extremamente afetada. Os rios Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba sofrerão impactos nas áreas próximas às margens.

Continua depois da publicidade

A Praia da Enseada e o Canal de Bertioga terão diversos pontos invadidos, enquanto a região do Camping Club deve ser severamente afetada. Em contraste, praias como São Lourenço, Indaiá, Pedra Selada e Pedra Rachada devem registrar impactos mais localizados.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software