Praça do Sesc, em santos, terá Hora do Mamaço neste sábado

Esta é a sétima edição do evento na Cidade, desta vez com o tema Amamentação é a base da vida

Comentar
Compartilhar
02 AGO 2018Por Da Reportagem20h18
Santos irá participar neste sábado (4), das 10h às 12h, da Hora do MamaçoSantos irá participar neste sábado (4), das 10h às 12h, da Hora do MamaçoFoto: Divulgação/PMS

Santos irá participar neste sábado (4), das 10h às 12h, da Hora do Mamaço, promovida em 100 cidades brasileiras por cidadãos, profissionais e instituições de saúde que defendem o aleitamento materno. Esta é a sétima edição do evento na Cidade, desta vez com o tema Amamentação é a base da vida e tem como palco a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc, na Aparecida). A ação contará com orientação ao púbico, atividade de roda, a foto oficial e uma prática de ioga para mães e bebês.

Segundo a enfermeira e especialista em amamentação Sandra Abreu, idealizadora e criadora do Anjos do Leite, o leite materno é a base para um excelente desenvolvimento físico, emocional e intelectual, além da melhor e mais barata estratégia para diminuição de mortes infantis do mundo e prevenção de várias doenças. "Com o tema desse ano podemos despertar nas crianças a importância da amamentação e o desejo de apoiar esse grandioso ato".

O evento tem apoio da Secretaria de Saúde de Santos. O Município incentiva permanentemente o aleitamento materno dentro do programa Mãe Santista. A orientação às mulheres e familiares ocorre desde o pré-natal nas policlínicas e no Instituto da Mulher e Gestante, por meio das consultas individuais e grupos como o Escola das Mães, e também no pós-parto nas maternidades e no acompanhamento pediátrico.

Próximas atividades

Ao longo do Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, a Prefeitura realizará atividades de orientação à população. No dia 11, das 9h às 12h, será montada tenda na Praça das Bandeiras (Gonzaga) com equipe multiprofissional formada por servidores da atenção básica e das maternidades Silvério Fontes e do Complexo Hospitalar dos Estivadores.

No dia 22 de agosto, às 14h30, também será realizada atividade no auditório do Estivadores, para puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) internadas na unidade e cerca de 30 mamães acompanhadas nas policlínicas. Na ocasião, está prevista palestra sobre os benefícios do aleitamento materno com a médica Teresa Uras Belém, coordenadora da UTI Neonatal e da Neonatologia do Estivadores.