Banner gripe

Praça 22 de Janeiro recebe nova pintura em homenagem à Encenação

Obra apresenta principais personagens do descobrimento de São Vicente

Comentar
Compartilhar
10 MAI 2019Por Da Reportagem16h02
As pinturas retratam personagens do Município, principalmente de seu descobrimentoFoto: Divulgação/PMSV

Ao passar pela Praça 22 de Janeiro, nota-se que algo mudou. As paredes do antigo Cinema 3D não apresentam mais estrelas do cinema mundial, como Marilyn Monroe ou Charles Chaplin. Agora, estão lá homenagens à tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o maior espetáculo em areia de praia do mundo, que conta a história da Cidade.

As pinturas retratam personagens do Município, principalmente de seu descobrimento. Para trazer a arte ao público, o artista urbano Nilson Ferreira Júnior, mais conhecido como Nil, trabalhou durante três meses em períodos segmentados.

“Trabalhei principalmente nos finais de semana. Quis realizar o trabalho aos sábados e domingos, para mostrar não só às pessoas que moram aqui, mas aos turistas. (Também para) dar uma animada na praça e levar um pouco de colorido”, explica.

Os detalhes e cores foram feitos pela técnica de pintura aerografia. Ela se assemelha ao grafite, porém, ao invés de utilizar spray, a ferramenta de trabalho é uma pistola que permite realizar traços mais finos. 

Com experiência de mais de 20 anos, o artista recebeu uma “missão” do prefeito Pedro Gouvêa para revitalizar o espaço. “Ele conversou comigo e disse que queria uma nova pintura no espaço. Então, fiz obras relacionadas ao período de Encenação dos anos 1980 e 1990”, fala Nil.

Aprovado

Já com a pintura finalizada, a Praça recebe pessoas se exercitando, ciganas e rodas de samba. O aposentando José Passos, que aproveitava músicas, conta qual é seu sentimento sobre os desenhos.

“É a coisa mais linda. Ação desse tipo ajuda a deixar o local mais bonito. Eu gostei bastante”, diz.

Colunas

Contraponto