PPDC volta a operar em estado de observação

Em razão da redução significativa do índice pluviométrico dos últimos dias, o Plano Preventivo de Defesa Civil voltou a operar em estado de observação.

Comentar
Compartilhar
21 JAN 201410h18

Em razão da redução significativa do índice pluviométrico dos últimos dias, o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) voltou a operar em estado de observação, às 6h, deste domingo (19). De acordo com a Defesa Civil, ligada à Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), o acumulado de chuva das últimas 72 horas era de 8 mm, o equivalente a apenas oito litros por metro quadrado, considerado muito baixo.

Segundo o geólogo da DC, Marcos Bandini, desde a semana passada a previsão meteorológica de céu claro, poucas nuvens e temperaturas mais amenas, tem se cumprido. Ele explica que a estabilidade do tempo, não é comum nesta época do ano. “Essas condições se devem a atuação de um centro de alta pressão, que favorece o bom tempo”.

O órgão alerta que apesar da mudança de estado nas áreas dos morros, a população precisa estar sempre alerta para evitar danos maiores. Se voltar a chover intensamente e ocorrer qualquer alteração no solo ou outro sinal de perigo, a orientação é entrar em contato com a DC, pelo telefone 199.

O PPDC é desenvolvido em parceria com a coordenação da regional de Defesa Civil do Estado, e tem apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), IG (Instituto Geológico), polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Sabesp, CPFL e Telefônica.