Poste de iluminação cai em piscina do Rebouças e causa pânico nos alunos

No momento da queda, alunos de hidroginástica e natação faziam aula. Não houve feridos

Comentar
Compartilhar
26 MAR 201413h01

Mesmo após alerta do Diário do Litoral, em matéria publicada no dia 6 de janeiro, a falta de manutenção no complexo esportivo Rebouças, em Santos, já chegou ao ponto de apresentar riscos aos frequentadores do equipamento. 

Na manhã desta quinta-feira (26), um poste de iluminação caiu dentro de uma das piscinas do complexo durante o período de aula. Por sorte, ninguém ficou ferido.

De acordo com Cláudio Oliveira, coordenador do Rebouças,o poste é infiltrado no solo, e por isso a observação da corrosão do mesmo não foi identificada. "O poste começou a ceder e acabou caindo dentro da piscina. Os alunos começaram a sair, houve uma gritaria, mas imediatamente os salvas vidas e professores começaram a retirar eles da água".

Ainda segundo Oliveira, a queda do poste não ofereceu  nenhum risco por não estar ligado. "Talvez se fosse a noite, haveria sim algum risco". Ele afirma ainda que os postes de iluminação do complexo nunca passaram por manutenção.

Leia mais em: Rebouças completa dez anos de uso e nenhuma manutenção

Poste caiu dentro de uma das piscinas do complexo (Foto: Luiz Torres/DL)

Ao contrário da informação que a reportagem recebeu ao chegar no local, de que haviam pessoas na piscina no momento do acidente, a Secretaria de Esportes, por meio de nota, nega a mesma, afirmando que "não havia nenhuma pessoa próxima no momento" da queda do poste. 

Leia abaixo a nota na íntegra: 

"A Secretaria de Esportes de Santos informa que no momento em que ocorreu o fato, eram desenvolvidas aulas na piscina, sob orientação de quatro profissionais de Educação Física e a presença de dois guarda vidas. Uma das professoras percebeu que o poste de iluminação estava cedendo, e imediatamente o escorou, solicitando a saída de todos da área da piscina. No momento em que o poste caiu na água não havia nenhuma pessoa próxima,
e o mesmo estava desligado da rede elétrica, portanto em nenhum momento ocorreu o risco de choque . Imediatamente o poste foi retirado do local e as aulas voltaram a normalidade.

Os postes do Complexo estão passando por manutenção, inclusive com a presença de um caminhão munck, efetuando a troca de lâmpadas queimadas e revisando toda a parte estrutural. No caso do poste em questão, que era de ferro, foi identificado que a corrosão que levou a queda estava abaixo da concretagem o que impossibilitava a identificação visual de problemas, mas mesmo assim já encontrava-se desenergizado e em manutenção.

O Complexo Esportivo Rebouças já passa por um processo de manutenção e em breve por uma série de reformas, com a construção de 2 (dois) novos vestiários, piscina olímpica (50 metros), canchas de malha e bocha, entre outros equipamentos."